Aldo defende retomada da discussão de nova regra para MPs


O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, defende que o Congresso volte a discutir novas regras para a edição de medidas provisórias. A afirmação foi feita há pouco no Salão Verde da Câmara dos Deputados, antes de deixar a Casa para participar da reunião do PSB, na qual o partido deve anunciar apoio à sua candidatura nas eleição para a Presidência da Câmara.


Em relação às MPs, Aldo disse que já existem propostas em tramitação no Congresso, apresentadas pelo deputado Sigmaringa Seixas (PT-DF) e pelo senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA), que poderiam resultar em uma solução mais duradoura para os problemas que o Congresso enfrenta nas discussões e votações das MPs. “O Congresso vem sofrendo com as MPs desde que elas foram criadas. O próprio Congresso já tentou uma solução para reduzir o impacto das MPs na dinâmica do funcionamento da instituição”.


Orçamento impositivo
Aldo também defende que seja discutido no parlamento a introdução do orçamento impositivo. Ele disse que é defensor dessa idéia desde o período em que era líder do governo na Câmara. “Hoje nós temos uma subversão na tramitação do Orçamento. Primeiro, nós votamos e, depois, nós discutimos a matéria, durante a execução, quando os projetos de créditos suplementares são enviados à Câmara. O que defendo é que nós tenhamos uma outra forma de discussão e aprovação do orçamento, com algumas rubricas e projetos obrigatórios”.


Sucessão
Aldo afirmou que o apoio do PSB significa uma identidade do partido com suas idéias. Ele voltou a afirmar que o surgimento de mais de uma candidatura dentro da base de apoio do governo não significa uma divisão de forças, mas um fato normal dentro de uma instituição democrática como a Câmara.