Graças a uma frente ampla de esquerda, o deputado federal Inácio Arruda (PCdoB-CE) foi eleito senador na vaga que já foi de Luís Carlos Prestes, em 1946, disse o comunista a Paulo Henrique Amorim nesta segunda-feira, dia 02 (clique aqui para ouvir). “A nossa missão para o Senado só foi possível dentro desse conjunto: uma aliança forte que uniu o PCdoB, PT, PSB”, explicou o senador, após citar o apoio de Ciro Gomes.
Arruda lembrou que é o primeiro comunista eleito para o Senado desde que Prestes foi cassado, em 1948. Desde então, nenhum comunista tinha sido senador, eleito como membro de um partido comunista.
“Esse conjunto saiu vitorioso. Para o senado, governo do Estado e Presidência. Elegemos 15 deputados federais. Foi uma chapa mais que vitoriosa”, afirmou o senador eleito.
Inácio Arruda derrotou Moroni Torgan (PFL). O comunista foi eleito com 1.912.663 votos (25% dos votos válidos).
Leia os principais pontos da entrevista com Inácio Arruda:
Luís Carlos Prestes foi eleito em 1946, mas foi cassado politicamente dois anos depois. O PCdoB só retomou essa cadeira no último domingo com Inácio Arruda.
Inácio disse que sua responsabilidade é muito grande por ocupar a vaga que já foi de Prestes.
É importante o Ceará ter um senador que entenda bem o Estado. Arruda disse que é importante saber também que o semi-árido do Ceará é bem diferente do semi-árido de Israel, Espanha ou China.
Inácio disse ter uma projeto para implementar uma siderúrgica no Ceará. Esse projeto deve atrair outras empresas.
O PCdoB prega o aumento do emprego e da renda dos brasileiros.
http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/392501-393000/392736/392736_1.html