O presidente Luis Inácio Lula da Silva estará nesta terça-feira no Ceará, para anunciar o inicio das obras da Transnordestina, uma ferrovia considerada fundamental para o desenvolvimento da região Nordeste. Lula não passa por Fortaleza. Ele desembarca às 9h50min, no aeroporto de Juazeiro do Norte, de onde segue de helicóptero para o “marco zero” da Transnordestina, no trecho Salgueiro – Missão Velha (km 557). O deputado federal Inácio Arruda é um dos integrantes da comitiva de Lula ao Ceará.
A Transnordestina vai ligar os portos de Suape, em Pernambuco e Pecém, no Ceará, às novas fronteiras agrícolas do País, que se estendem pelo sudeste do Piauí, sul do Maranhão e oeste da Bahia. O trecho que o presidente vai dar inicio as obras tem dois mil quilômetros de extensão e ligará os municípios de Missão Velha (Ce) a Salgueiro (Pe). Do marco zero da Transnordestina, o presidente Lula segue de trem para a cidade de Missão Velha, onde, às 11h20min, participa de um ato político.
De Missão Velha, Lula vai (h20min) de helicóptero para Nova Jaguaribara para inaugurar a estação de piscicultura do açude Castanhão. Serão construídos três parques aquícolas que receberão 30 milhões de filhotes de peixes. A obra irá beneficiar 90 mil moradores dos municípios da região. Lula participa ainda de um encontro com técnicos da barragem e logo depois, às 17h15min, se desloca para Mossoró, de onde parte às 18 horas para Brasília.