Deputado Inácio Arruda, criticou a hegemonia dos Estados Unidos, nesta terça-feira (.06), durante o Seminário Internacional Paz, Multilateralismo e Direitos da Juventude, promovido pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, a Federação Mundial das Juventudes Democráticas (FMJD) e o Centro de Estudos e Memória da Juventude.
Inácio participou do painel “O Brasil e um novo Projeto Nacional de Desenvolvimento – Diálogo com o Executivo e o Parlamento Brasileiro”. A coordenação desse primeiro painel é do deputado Nilson Mourão (PT-AC) e da União da Juventude Socialista.
Inácio Arruda destacou ainda, que o Brasil vem fortalecendo iniciativas de surgimento de blocos econômicos e políticos que se contrapõem à supremacia norte-americana no mundo. Com isso, acredita, o País dá um passo para fortalecer o multilateralismo mundial. Essa política de fortalecimento do multilateralismo adotada pelo Brasil, no entanto, provoca fortes reações internas e externas, ressaltou Inácio Arruda. Ele observou que nos primeiros anos do atual governo “a direita focou a oposição na política externa de Lula”, no fato de se ter olhado para países e regiões como a China, a América do Sul e a África.
O EVENTO
O seminário é o primeiro de uma série que a FMJD realizará nos cinco continentes. São esperadas delegações de toda a América Latina e também da Europa, da África e do Oriente Médio.
Entidades como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a União Nacional dos Estudantes (UNE), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), a Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), a Marcha Mundial de Mulheres (MMM), a União dos Negros pela Igualdade (Unegro), a Federação Democrática Internacional das Mulheres (FDIM) e a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) já confirmaram sua participação. O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, também participará do evento.
Confira a programação
Quarta-feira ()
9 horas
Painel: A juventude pela Paz e contra o imperialismo.
Introdução: Socorro Gomes Conselho Mundial da Paz/Cebrapaz; Major do Exército da Rep. Bolivariana da Venezuela, Alexander Herrera; Cláudia Florez JUCO (Colômbia).
Depoimentos dos participantes.
Auditório Freitas Nobre
14 horas
Painel: As injustiças sociais e o unilateralismo: ameaças aos direitos da juventude.
Introdução: Secretário Geral da FMJD, Giovani Barrueta , OIJ, Centro de Estudos e Memórias da Juventude.
Depoimentos dos Participantes
Auditório Freitas Nobre
Quinta-feira ()
9 horas
Mesa redonda: “Os Movimentos Sociais e a luta por um novo Brasil”.
Participantes: CUT (Central Única dos Trabalhadores), UNE (União Nacional dos Estudantes), MST (Movimento Sem Terra), UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos), CONAM (Confederação Nacional das Associações de Moradores), MMM (Marcha Mundial de Mulheres), UNEGRO (União dos Negros Pela Igualdade) FDIM (Federação Democrática Internacional das Mulheres), CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil).
Auditório Freitas Nobre