Muitos balões, shows, carreatas e manifestações na Esplanada dos Ministérios marcam hoje as comemorações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Logo cedo, uma caravana com quase 300 veículos vai invadir a Esplanada sob o comando do cantor Sérgio Reis, em um ato de protesto contra a violência sexual infanto-juvenil.
A carreata Siga Bem Criança, uma alusão ao programa Siga Bem Caminhoneiro apresentado pelo artista, sai do estacionamento Mané Garrincha em direção ao local, onde deve chegar às 10 horas. No local, haverá apresentações de música e dança com as bandas Afro Reggae, Olodum Mirim, Araketu, Há Ono Beko e Casa de Farinha.
Alguns órgãos federais também festejarão a data com a adoção de medidas de enfrentamento ao problema. No Ministério da Justiça, por exemplo, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, assina portaria instituindo um grupo de trabalho para integrar as ações de seu ministério com o Ministério da Saúde para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência. O ministro da Educação, Fernando Haddad, também participa da cerimônia.
Na mesma cerimônia, Patrus e o secretário nacional dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, assinam com a Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional (Usaid) termo aditivo de cooperação técnica para a sistematização do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes (PAIR). Na ocasião, o Ministério da Saúde lança o documento Marco Teórico Referencial da Saúde Sexual e Reprodutiva do Jovem e do Adolescente.
Já do lado de fora do Ministério da Justiça será realizada manifestação de estudantes de escolas públicas do Distrito Federal. Depois, às 15 horas, todos – cerca de mil meninos e meninas – ao ritmo da bateria mirim de uma escola de samba de Brasília, subirão a rampa do Congresso Nacional para entregar ao presidente da Câmara um abaixo-assinado pedindo a aprovação dos projetos de lei elaborados pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Exploração Sexual. O encerramento das comemorações está previsto as 22 horas, depois do show Vida: Uma Sexualidade Segura e Protegida.