Estão abertas as inscrições para o V Encontro com o Mercosul, que acontece no próximo dia 18, a partir das 9h, em Fortaleza (CE). O evento faz parte de um ciclo de seminários organizados pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Foro Consultivo-Econômico Social do Mercosul, com apoio do Governo do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza. A idéia é contribuir para a construção de uma cultura social e popular de integração regional e ampliar a participação da sociedade civil.
Para o presidente da CUT Ceará, Francisco de Assis Diniz, a participação dos sindicalistas cearenses no evento é fundamental, tendo em vista que no 10º Cecut foi votada resolução contra o Mercosul. “É o momento em que os trabalhadores poderão expôr suas reivindicações e dizer o porquê do posicionamento contrário ao mercado comum da américa do sul”, explica.
A iniciativa atende à prioridade da política externa do governo brasileiro de promover a unidade sul-americana e envolver neste debate os atores regionais, associações empresariais, sindicais, movimentos sociais e culturais dos Estados mais distantes geograficamente dos países do Mercosul. Esta é a quinta edição do projeto que já foi realizado em cidades como Recife, Salvador, Belém e Belo Horizonte. A expectativa é reunir cerca de 300 participantes.
O projeto atende uma reivindicação de entidades sociais, tanto populares quanto empresariais, que desejam debater amplamente o Mercosul e suas implicações para o Brasil no dia-a-dia dos cidadãos. Entre os temas a serem discutidos em Fortaleza estão a Construção e Perspectivas Futuras do Mercosul, Impactos do Mercosul sobre o Nordeste e as Relações do Mercosul com o Terceiro Setor e o Setor privado. Os resultados dos debates e propostas serão encaminhados ao Foro Consultivo Econômico-Social do Mercosul.
As inscrições podem ser feitas no site www.encontromercosul.com.br.
Histórico – O Mercado Comum do Sul – Mercosul é a mais importante etapa dentre os esforços para a integração econômica da América Latina, objetivando a união de países da região. O Mercosul tem um coração comercial, mas não se esgota nele. O Mercosul tem demonstrado ser elemento essencial para o fortalecimento do projeto democrático, com mecanismos eficientes de inserção no mundo globalizado, com oportunidades de transformação da região em um dinâmico pólo de produção e desenvolvimento.
O marco histórico de criação é o Tratado de Assunção, firmado em 26 de março de 1991, na capital paraguaia, pelos Presidentes e Ministros de Relações Exteriores do Brasil, Uruguai, Paraguai e da Argentina. O Mercosul adquiriu personalidade jurídica internacional com o Protocolo de Ouro Preto, firmado em 17 de dezembro de 1994. A importância internacional do Mercosul fica mais evidente com os acordos de adesão de vários países da América do Sul. Chile, Bolívia, Peru, Colômbia e Equador começaram a negociar acordos com o Bloco e hoje detêm o “status” de países associados ao Mercosul. A Venezuela será o novo país membro do Mercosul.
Serviço:
Encontro com o Mercosul
Data: 18/05/2006 (quinta-feira)
Horário: das 9h às 17h
Local: Auditório BNB, Av. Paranjana, 5700, Bloco E2 – Fortaleza (CE)
Inscrições e programação: www.encontromercosul.com.br