Instalado o núcleo cearense do CEBRAPAZ


Com um abaixo assinado reivindicando a criação de um Tribunal Penal Internacional para o julgamento dos crimes contra a paz e os crimes de guerra cometidos pelo governo do presidente dos Estados Unidos, George Bush, foi lançado em Fortaleza, o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz – CEBRAPAZ Ceará. A solenidade, realizada na Casa Amarela Euzélio Oliveira, contou com as presenças do deputado federal Inácio Arruda e da presidente da CEBRAPAZ nacional, deputada federal Socorro Gomes, que fez uma palestra sobre o tema “A paz no mundo”.


Em seu pronunciamento, a deputada Socorro Gomes disse que o mundo hoje tem dois lados: os que apóiam os Estados Unidos e os que não se curvam ao imperialismo americano, que foi chamado por Bush de “eixo do mau”. A partir daí a humanidade passa a viver em ameaça como nunca viveu antes. Para a deputada, Bush é saqueador e o maior assassino do planeta. Todas as suas guerras são para saquear os recursos naturais dos países. Uma das suas bases militares aqui na América do Sul, fica no Paraguai, na fronteira com o Brasil e a Argentina. Um região riquíssima. “Se no Oriente Médio o interesse americano é pelo petróleo, aqui é por água, minério, pela biodiversidade”, explicou a deputada.


O CEBRAPAZ é uma entidade da sociedade civil, plural, democrática, patriótica, solidária e humanista e tem o compromisso de lutar pela paz mundial, contra as guerras de ocupação, em defesa da soberania de todos os povos e nações. O CEBRAPAZ também denuncia os crimes de guerra, os massacres de populações civis, a prática da tortura e defende os direitos humanos. Aqui em Fortaleza, a entidade vai ser coordenada por uma comissão, formada pela médica Teresinha Braga Monte, o deputado Chico Lopes, pela educadora Mary Arruda, entre outros. A primeira reunião está marcada para o dia 19 de dezembro, na sede do Instituto da Cidade, na rua Manoel Padilha, 126.
CEBRAPAZ – Ceará