Municípios mobilizam-se em defesa do BEC


A luta pela manutenção BEC ganha novos reforços. As Câmaras de Vereadores dos municípios cearenses realização audiências públicas em defesa do banco. No dia 28 de novembro, a Câmara Municipal de Quixadá promoverá o debate às 10 horas. A Câmara Municipal de Sobral realizará uma discussão no dia 5 de dezembro, às 18 horas.


Tramita na Câmara Federal Projeto de Lei 6066/2005, de autoria do deputado Inácio Arruda, que autoriza o Poder Executivo a promover a incorporação do Banco do Estado do Ceará S.A. (BEC) ao Banco do Nordeste do Brasil S.A (BNB), “que o sucederá nos direitos, obrigações e ações judiciais em que aquele seja autor, réu, assistente, opoente ou terceiro interessado”. Inácio explica que, ao incorporar o BEC ao BNB a União pode dar-lhe destinação bastante vantajosa, aproveitando a estrutura e a credibilidade que o Banco alcançou ao longo dos anos, bem como, a capilaridade de suas Agências espalhadas por todo o Estado do Ceará.


Ainda em sua justificativa, Inácio diz que a incorporação do BEC pelo BNB torna-se especialmente atraente em face da afinidade existente entre as duas instituições no que concerne ao fomento de regiões, aliada à experiência do seu quadro funcional. Merece especial destaque o fato de que, com a incorporação do BEC ao BNB, será possível a manutenção das disponibilidades de caixa do Estado do Ceará na entidade incorporadora, “o que, sabidamente, gera conseqüências extremamente favoráveis ao próprio Estado do Ceará e a toda a sua população do ponto de vista econômico”.


Por fim, Inácio Arruda lembra que o destino do BEC, mais do que nunca, após a suspensão do leilão, necessita ser melhor analisado, sem pressões externas de organismos internacionais e longe da voracidade e gana das bancas privadas.