Integração do Rio São Francisco: o Ceará pede água


“Queremos água!”, disse o deputado federal Inácio Arruda durante a manifestação realizada, nesta sexta-feira (), no município de Jati, cidade de interior do Estado do Ceará, fronteira com Pernambuco e bem próximo da Paraíba. O ato foi organizado pelo Comitê Cearense pela Integração do Rio São Francisco da Assembléia Legislativa para cobrar do Governo Federal um caminho que dê celeridade a uma obra secular, que é a interligação das bacias. “Essa obra vai acontecer. É uma luta muito grande do que tem muita resistência política, mas não existem argumentos técnicos que sustentem essa posição contrária. Os pareceres dos órgãos ambientais na maior parte dos estados é positivo”, argumentou Inácio Arruda.


O município caririense é a primeira cidade beneficiada pelas obras de integração. As águas do Rio São Francisco, de acordo com o projeto do Ministério da Integração, vai entrar no Ceará pelo rio Salgado, por Jati, e beneficiar, inicialmente, os municípios de Jati, Brejo Santo, Penaforte e Mauriti. Durante o ato, foram entregues 226 títulos de concessão de terra aos agricultores que estão na margem do canal da integração das bacias do São Francisco. “A obra já começou e por onde deve começar. Regularizando a posse, resolvendo os problemas da terra da região e como vai ser o uso da água”, afirmou Inácio. Os títulos foram conferidos graças a um convênio entre Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Ministério da Reforma Agrária e governo do estado do Ceará. “Está sendo articulada uma oposição política, mas essa é uma obra que é uma convicção do governo federal e que vai ser construída tendo seus impactos sociais, econômicos e políticos”, garantiu o deputado federal lembrando que a integração de bacias é reivindicada desde 1843 e que o governo Lula vai realizar.


Ainda participaram do ato o coordenador do Comitê Cearense pela Integração do Rio São Francisco, o deputado estadual Chico Lopes (PCdoB), o prefeito de Jati, Arlindo Rocha, o governador do estado do Ceará, Lúcio Alcântara e prefeitos de municípios do Rio Grande do Norte.