Bancada cearense define emendas ao Orçamento 2006


A bancada cearense no Congresso Nacional, formada por 22 deputados federais e 3 senadores, reuniu-se nesta quarta-feira (), em Brasília, para decidir as 19 emendas destinadas à obras e ações no Ceará no Orçamento Geral da União de 2006. Durante o encontro o deputado federal Inácio Arruda foi eleito pela quarta vez consecutiva o coordenador da bancada para 2006.


O Governo do Estado, que tem direito à 4 emendas, solicitou recursos para o Projeto Piloto de Revitalização do Rio Maranguapinho, o Hospital Geral de Fortaleza, a construção do Centro Multifuncional de Feiras e Evento e a recuperação de Anel Viário. A Prefeitura de Fortaleza fez duas emendas destinadas ao Centro Urbano de Cultura, Arte, Esporte e Formação Profissional (CUCA), ligado ao Ministério da Cultura, e à construção do Hospital da Mulher. Para Região Metropolitana foram definidos recursos em infra-estrutura.


A senadora Patrícia Saboya (PSB) pediu recursos para a construção de creches. Já o senador Tasso Jereissati (PSDB) entregou emenda para apoio à infra-estrutura turística. O Hospital do Coração é o destino da verba pleiteada pelo senador Reginaldo Duarte (PSDB), suplente do senador Luiz Pontes (PSDB).


As demais emendas da bancada serão dirigidas às obras de infra-estrutura nos municípios, ações no Ceará dos Ministérios da Agricultura, do Turismo, do Esporte e do Transporte – neste caso, para a recuperação de rodovias e a Companhia Docas. Ainda foram feitos espelhos para a Universidade Federal do Ceará, o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), Escolas Agrícolas, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Fundo Nacional de Saúde e obras de infra-estrutura hídrica do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs).