O Liceu do Ceará foi palco, nesta segunda-feira (), do lançamento no Ceará da campanha pela reserva de vagas nas universidades públicas para estudantes das escolas públicas. Promovida pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) a iniciativa reivindica a inclusão no Anteprojeto de Lei do Ensino Superior (Reforma Universitária) da proposta de destinação de 50% das vagas das universidades públicas para os alunos oriundos da rede pública de ensino.
O deputado federal Inácio Arruda, que apóia a luta dos estudantes, participou do lançamento fazendo uma saudação ao Liceu do Ceará, que no próximo dia 19 comemora 160 anos. “O Liceu é a tradição do ensino público no Ceará. Grandes personalidades de diversas áreas estudaram aqui e passaram pela universidade pública. Mas houve um corte que nós queremos consertar agora com a iniciativa da Ubes para que os alunos das escolas públicas voltem a ocupar as vagas no ensino superior e que tenham acesso aos cursos de Medicina, Direito e Engenharia”, afirmou. Inácio fez um apelo para que os estudantes participem da luta pela reserva. “Se fizermos uma boa campanha dificilmente algum deputado será contra essa proposta. Será uma conquista dos estudantes. Cabe a cada um de vocês, a cada professor e diretor de escola incentivar a luta por esse direito”, encorajou o deputado federal.
Marcelo Gavião, presidente da Ubes, ressaltou a atuação de Inácio Arruda na Câmara dos Deputados na luta ao lado dos estudantes das escolas públicas. “O deputado Inácio é um parceiro, um amigo de primeira hora dos estudantes. Essa proposta tem que ser defendida por todos os parlamentares, a exemplo da atuação de Inácio”, enfatizou.
Para Gavião a reserva significa a possibilidade do aluno da escola pública sonhar com a universidade. “O processo de seleção das universidades públicas é irreal. O que vai escolher a parcela que vai pensar o projeto de desenvolvimento do país é o poder econômico?”. Gavião contra-atacou o argumento de que a destinação de 50% das vagas rebaixaria a qualidade do ensino nas universidades. “Esse argumento parte do pressuposto de que não tem gente qualificada na escola pública. Estudei a vida inteira em escola pública e não me acho menos qualificado do que qualquer aluno da escola particular”, afirmou o presidente da Ubes acrescentando que este é um debate para criar condições de dar acesso à universidade, com aumento de oferta de vagas e ampliação dos cursos noturnos, por exemplo.
Ainda participaram do lançamento o deputado estadual Chico Lopes (PCdoB), diretores da Ubes e da União Nacional dos Estudantes no Ceará e os diretores dos Liceus do Ceará, do Vila Velha e das Escolas Filgueiras Lima e Antônio Correia Lima. Os brincantes do Cordão do Caroá apresentaram seu reisado na abertura do evento.