O Instituto Mauricio Grabois e a Casa Amarela Eusélio Oliveira promovem, nos dias 17, 19 e 20 de outubro, no Cine Benjamim Abrahão (Casa Amarela) da Universidade Federal do Ceará, sessões de filmes do Cinema Revolucionário Soviético. As exibições, que têm início às 19 horas, serão seguidas de debate com críticos de cinema.
Confira o calendário e as sinopses dos filmes:
Dia 17 de outubro (Segunda-feira) – 19:00h
Filme: A MÃE
Direção VSEVOLOD PUDOVKIN
Roteiro NATHAN ZARKHI
Elenco VERA BARANOVSKAYA NIKOLAI BATALOV ALEXANDER CHISTYAKOV
MOTHER/URSS – 1924
Na cidade operária de Sormovo, um ferreiro bêbado, fura-greves, é morto acidentalmente por um militante, amigo de seu filho. A viúva, acreditando agir corretamente, ajuda os investigadores, mas seu filho é preso e ela se arrepende profundamente. Com isso, ela participa de uma manifestação revolucionária de solidariedade proletária e entra em conflito com a polícia do governo czarista. A película “A Mãe” foi inspirada no romance homônimo de Máximo Gorki. É dirigida esplendidamente por um dos grandes nomes do cinema soviético dos anos 1920, Vsevolod Pudovkin — também realizador de “tempestade Sobre a Ásia” e “O fim de São Petersburgo”.
Dia 19 de outubro (quarta-feira) 19:00h
Filme: OUTUBRO
Direção SERGUEI EISENSTEIN
Roteiro GRIGORY ALEXANDROV
Câmera EDVARD TISSE
Música DMITRI SHOSTOKOVICH
OKTYABRE/URSS/1927
Terceiro longa-metragem de Eisenstein, é uma obra prima comemorativa da Revolução Socialista de Outubro, em 1917, que culmina com a deposição de Kerensky pelos bolcheviques. Aqui ele usa de forma impressionante métodos experimentais e sofisticados de montagem, baseados no choque entre imagens para comunicar idéias abstratas, e o conceito das massas como herói. Filme obrigatório aos amantes da sétima arte, pleno de criatividade e forte apelo social.
Dia 20 de outubro (quinta-feira) – 19:00h
Filme: A BALADA DO SOLDADO
Direção GRIGORI CHUKHRAI
Produção BORIS NEMECHEK
Música MIKHAIL ZIV
Fotografia VLADIMIR NIKOLAEV ERA TIMOFEYEYA
BALLADA O SOLDATE/URSS/1959