Manifestações em Brasilia e em Fortaleza


O deputado Inácio Arruda registrou em seu pronunciamento ontem (.08.05) na Câmara Federal, “a magnífica manifestação promovida pela Coordenação dos Movimentos Sociais” em Brasília no dia 16.08, destacou ainda a manifestação chamada “Lamparinaço” que estava ocorrendo em Fortaleza, contra o aumento da tarifa de energia elétrica no estado do ceará.



Leia abaixo o pronunciamento na íntegra.



Sr. Presidente,


          Quero registrar a magnífica manifestação promovida pela Coordenação dos Movimentos Sociais, que reclamou da política econômica, procurou caminhos novos, apontou proposta concreta, mas, ao mesmo tempo, denunciou a tentativa de querer demover o Presidente da República num trabalho feito pela direita brasileira, que nunca aceitou o Governo democrático e popular em nosso País e tudo faz para atingir a imagem do Presidente da República e deixá-lo imobilizado. Não devemos admitir nem aceitar isso.


          A CUT, a União Nacional dos Estudantes, o Movimento dos Sem-Terra e as inúmeras organizações populares que se manifestaram fizeram-no de forma justa e correta. Não devemos admitir essa atitude golpista. Estão em funcionamento no Congresso Nacional 3 CPIs para investigar o Governo. A Polícia Federal, o Ministério Público, todas as organizações do Estado brasileiro movimentam-se para investigar a tudo e a todos; trazem à tona doleiro, daqui a pouco traficante de drogas, enfim, tudo está sendo tentado para incriminar este Governo.
Conhecemos bem esse movimento e a quem serve a grande mídia nacional. Não podemos absolutamente nos iludir, basta ler a história do Brasil. Devemos exigir da mídia e da direta brasileira respeito às organizações sociais, porque elas têm lado, posição, defendem nosso País, defendem nossa Pátria. É isso que tem feito a UNE, a Central Única dos Trabalhadores, o Movimento dos Sem-Terra, ao lutarem por reforma agrária e por uma nova política econômica. É esse caminho que o País quer. É preciso que se faça essa exposição para acabar com essa busca da grande mídia nacional, que funciona como um grande partido da direita no Brasil.


          Ela mesma cria os fatos, ela mesma repercute e manda investigar, ela mesma faz a investigação, ela mesma condena a tudo e a todos neste País. É algo sério que devemos examinar.
Ao final, Sr. Presidente, quero registrar que está acontecendo em Fortaleza, no centro da cidade, na praça do Ferreira, uma importante manifestação, fruto do processo de privatização feito no passado e que não foi investigado. No Governo do PSDB e do PFL, do tucanato, nada se investigou, privatizou-se tudo. Meu caro Deputado Coriolano Sales, disseram que, privatizando as concessionárias de energia, tanto a transmissão quanto a distribuição e até mesmo a geração de energia, a energia ficaria mais barata. Lá no Ceará ficou mais cara, e o povo neste momento está fazendo um lamparinaço, em contestação ao aumento escandaloso dos preços de energia no Estado do Ceará.


          Tivemos, nesta terça-feira, uma representação da bancada do meu Estado, Senadores, Deputados. Como coordenador, busquei fazer ampla reunião com setores da indústria e representação dos usuários do serviço de energia no Estado do Ceará. Duas liminares já permitiram o recuo do aumento. Uma caiu no STJ; a outra, da Ordem dos Advogados do Brasil, queremos ver no STJ, para que possamos negociar noutros termos com a Agência Nacional de Energia, que tem definido sempre os interesses das distribuidoras. É ora de defender também os usuários.


          Portanto, Sr. Presidente, deixo o meu abraço aos manifestantes que estão neste instante na Praça do Ferreira fazendo uma manifestação e denunciando esse aumento abusivo. Queremos negociar com a Agência Nacional de Energia, queremos negociar com a Companhia de Energia do Estado do Ceará, mas queremos negociar aquilo que podemos pagar. O setor industrial, o setor de comércio, de serviço, a agricultura, o turismo e, principalmente, as residências cearenses não conseguem nem conseguirão pagar aumento tão abusivo.



Muito obrigado!!