O projeto de criação da Universidade Federal do Cariri foi incluído na relação das novas universidades públicas que o MEC deverá criar até o final do ano. A informação foi dada pelo Ministro da Educação, Tarso Genro, durante audiência solicitada pelo coordenador da bancada cearense no Congresso Nacional, deputado Inácio Arruda. O Ministro informou ainda que essa relação será encaminhada agora para apreciação do Presidente Lula, garantindo que quando o parecer final do MEC sobre o projeto da Universidade do Cariri for concluído, ele será apresentado à bancada cearense.
A audiência do Ministro com os parlamentares foi realizada quarta-feira (.06.05), e contou com as presenças do Governador Lúcio Alcântara, dos reitores da UECE, Jader Onofre de Morais; da UFC, René Barreira; da UNIFOR, Carlos Alberto Batista; da URCA, André Herzog; e do diretor do CEFET, Cláudio Ricardo Gomes de Lima. Na ocasião, Inácio Arruda entregou ao Ministro um manifesto assinado por deputados e senadores cearenses, reafirmando a necessidade da criação de uma universidade para o Cariri, uma região que conta hoje com mais de um milhão de habitantes.
Sobre a liberação de emenda de bancada para ajudar na realização da 57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência – SBPC, que será realizada no mês de julho, no campus da UECE, o ministro Tarso Genro reafirmou o seu empenho junto ao Ministério da Fazenda para que esses recursos sejam liberados o mais rápido possível. Já em relação ao Curso de Medicina da UNIFOR, Tarso Genro informou que já está bastante adiantado o processo de estudo e análise da proposta enviada ao MEC pela Universidade de Fortaleza.