45 municípios do Semi-Árido brasileiro foram selecionados para a formalização de um convênio com base nos critérios de propostas enviadas ao “Programa Cisternas”, da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). No Ceará, onde já foram construídas 29,6 mil unidades, 14 municípios foram selecionados: Orós, Pedra Branca, Ocara, Novo Oriente, Arneiroz, Aiuaba, Campos Sales, Lavras da Mangabeira, Parambu, Santa Quitéria, Itatira, Quixeramobim, Boa Viagem e Icó. Cada município poderá receber entre 80 a 600 cisternas, dependendo da necessidade e do projeto apresentado.
No total, R$ 15 milhões em recursos federais serão disponibilizados para a ampliação do acesso à água por meio da construção de cisternas de placas para captação e armazenamento da água da chuva por famílias de baixa renda do Semi-Árido. Desde 2003, já foram construídas na região 239 mil unidades, sendo 164 mil com recursos do MDS, atendendo quase um milhão de pessoas.
Na seleção, foi levado em conta o índice de prioridade no atendimento dos municípios. O indicador está baseado em três variáveis: aridez do município, desenvolvimento humano municipal e estimativa de cobertura do Programa Cisternas na cidade.