Trinca de HUBs: cabo SACS chega ao Ceará para interligar as Américas à África


Em evento realizado na Praia do Futuro, o governador Camilo Santana, o vice-prefeito Moroni Torgan e o CEO da multinacional Angola Cables, António Nunes, receberam o cabo de fibra ótica que vai interligar Brasil, por meio do Ceará, com Angola. O equipamento vai ampliar a velocidade de transmissão de dados entre os dois continentes.

O propósito de transformar o Ceará em referência mundial nas conexões de dados ganhou força a partir desta quarta-feira (21). Fortaleza se conectou com Luanda, em Angola, com a chegada, na Praia do Futuro, do cabo de fibra ótica South Atlantic Cable System (Sacs), com extensão de mais de 6 mil quilômetros, que vai interligar as Américas com a África para ampliar a velocidade de transmissão de dados e potencializar o acesso à informação entre os continentes.

O governador Camilo Santana, o vice-prefeito Moroni Torgan, e o CEO da multinacional Angola Cables, António Nunes, participaram da solenidade de retirada do cabo submarino. Presentes também os secretários Inácio Arruda (Ciência, Tecnologia e Educação Superior), César Ribeiro (Desenvolvimento Econômico).

alt

Com a chegada do Sacs, o primeiro instalado no Atlântico Sul, o Ceará fortalece a Trinca de Hubs – formado pelos hubs de dados e telecomunicações (Sacs), aéreo (Gol/Air France/KLM) e portuário (Roterdã). O tripé permite mais geração de emprego e o consequente desenvolvimento econômico do estado cearense.

A intenção de toda estrutura do Sacs, de acordo o governador Camilo Santana, é colocar o Ceará na vitrine para o mundo. “Com essa conexão digital, queremos trazer empresas mundiais para o Ceará, em parceria com a Angola Cables, como a Microsoft, Amazon e Google. Vamos ser um grande centro de oportunidades”, destacou. “Concretiza-se, hoje, um sonho. Vai gerar oportunidade, emprego e desenvolvimento”, emendou o chefe do Executivo.

alt

De acordo com o António Nunes, o cabo que foi retirado do mar, juntamente com a boia assinada pelo governador Camilo Santana durante o lançamento do projeto, em agosto último, vai trazer rotas de transmissão alternativas. “As comunicações são feitas do Sul para o Norte e, quando queremos trocar informação entre países do Sul, a exemplo de Brasil e Angola, teríamos de ir à Europa, Estados Unidos. Este cabo, portanto, vai fazer uma ligação direta. O tempo de comunicação é muito baixo, são cerca de 63 milissegundos (mais rápido que um piscar de olhos). Isso vai permitir que novos negócios digitais tanto no mercado sul-africano como no sul-americano”, explicou. O Data Center da multifuncional angolana no Brasil está instalado na Praia do Futuro. As operações começarão a partir de julho deste ano.

alt

Data Center e Cipp

Por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), o Governo do Ceará vai viabilizar estrutura que conectará o Data Center da Praia do Futuro ao Complexo Industrial e Portuário do Porto do Pecém (Cipp). A conexão vai permitir o desenvolvimento regional no que tange às telecomunicações, atendendo diretamente a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará.

Além do Sacs, outro cabo de fibra ótica da Angola Cables opera na Capital. Desde o fim de 2017, o cabo Monet inteliga as cidades de Santos, Fortaleza e Boca Raton, nos Estados Unidos. O equipamento possui mais de 10 mil quilômetros e capacidade de comunicação de pelo menos 60 terabytes (unidade de medida que opera como contadores de volume de dados em um sistema operacional). O Sacs apresenta a capacidade de 40 terabytes. Para isso, o investimento da multinacional no Estado é da ordem de U$$ 300 milhões – destes, U$$ 160 milhões é aplicado no Sacs

Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Ceará

,