Fiocruz Ceará realiza oficina de Planejamento


Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, participou na manhã dessa segunda-feira (26/03), da solenidade de abertura da Oficina de Planejamento da Fiocruz Ceará, com o objetivo de preparar a inauguração oficial desse parque tecnológico, instalado no Eusébio, marcada para o próximo mês de julho. Ao lado da presidente da Fiocruz, Nísia Trinidade, do coordenador da Fiocruz Fortaleza, Carlile Lavor, e de várias outras autoridades, Inácio ressaltou a importância da instalação daquela unidade da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará, que chega com um espírito forte de cooperação.

Inácio aproveitou a ocasião para falar sobre o compromisso do governo do Ceará com a ciência e tecnologia, destinando 1,01% da receita tributária líquida do Estado para o setor. “Até 2017 esses recursos chegarão a 2% dessa receita, gradativamente, em um período de 10 anos”, explicou.

O secretário lembrou também que serão concedidas 1.500 bolsas de iniciação de científica até 2019, sendo 755 já este ano. Disse que são mais 5 mil bolsas do programa de permanência universitária para alunos das três universidades estaduais (Uece, Urca e UVA), além de 2 mil bolsas de iniciação científica júnior para estudantes que estejam no último ano do ensino médio. Para o programa AvanCE foram destinadas 2 duas mil bolsas, que atenderão estudantes de escola pública do Ceará que estão ingressando no ensino superior dentro ou fora do Estado.

A presidente da Fiocruz, Nisia Trindade, fez uma reflexão sobre os investimentos em ciência e tecnologia para o desenvolvimento humano. Destacou a consolidação do projeto do SUS, e a necessidade de se pensar a sustentabilidade econômica e ambiental, “um projeto para que as instituições de CT&I contribuam para as causas sociais, para um país moderno do ponto de vista de esforço comum para a população. E isso só acontecerá com a contribuição de todos”, finalizou.

A Oficina de Planejamento da Fiocruz Ceará prossegue até essa terça-feira (27/03).26

,