UFC realiza painel sobre “Panorama Atual da Pós Graduação Brasileira”


A Universidade Federal do Ceará realizou na tarde desta quinta-feira (01/02), o Painel “Panorama Atual de Pós Graduação Brasileira”. Presidido pelo reitor Henry Campos, o Painel realizado no auditório da Reitoria, contou com a participação do presidente da Capes, Abílio Baeta Nevas, do diretor de Programação e Bolsas no País (DPB), Geraldo Nunes Sobrinho, a diretora de Relações Internacionais da CAPES, Concepta McManus Pimentel, o presidente da Funcap, Tarcisio Pequeno, a secretária Executivo da Secitece, Nagyla Drumond, o ex-reitor da UFC, Roberto Cláudio, entre outros convidados.

Os painelistas destacaram o crescimento das universidades do Ceará no setor de pós-graduação, as ações para estimular a internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e a conquista histórica para a ciência e tecnologia do Ceará com a destinação, pelo governo do Estado, de 1,01% da receita tributária líquida para a Funcap.

Durante sua fala, o presidente da Capes, Abílio Baeta Neves, ressaltou o trabalho que o secretário Inácio Arruda vem desenvolvendo à frente da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, destacando que a Capes é uma parceira constante da Secitece e que está de portas abertas para realização de outros projetos e convênios ainda mais ousados com a Secretaria e a Funcap.

“O Ceará está contrariando a lógica do que vem acontecendo em todo o País, com os cortes de recursos para CT&I”, explicou a secretária Executiva da Secitece, Nagyla Drumond. “Conseguimos dobrar o orçamento da Funcap, com o compromisso do governador Camilo Santana de chegar a 2% da receita, gradativamente em um período de 10 anos”.

,