Uece cresce em indicador de qualidade do MEC


A Universidade Estadual do Ceará (Uece) mais uma vez tem seu padrão de qualidade confirmado. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou na última segunda-feira (27), o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC) 2016.

A nota da Uece no IGC passou de 2,8170 para 2,8667, mantendo-se na faixa 3 em uma escala de 1 à 5. “O IGC da Uece tem mostrado uma tendência de crescimento, o que nos habilita afirmar que, de acordo com o INEP, a qualidade do ensino de graduação e de pós-graduação tem melhorado em nossa universidade. Em um cenário de cortes no orçamento, isso mostra a competência e a dedicação de nosso corpo docente na formação de qualidade de nossos alunos”, avalia o procurador Educacional Institucional e Chefe de Gabinete, Edmar Pereira Neto.

O cálculo do IGC é realizado anualmente e leva em conta a última média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu; e a média dos CPCs do último triênio.

Neste CPC, dois dos cursos da Uece subiram de nota. O curso de Medicina passou de 3 para nota 4, e o curso de Serviço Social subiu de 2 para 3.

De acordo com a coordenadora do curso de Medicina da Uece, professora Maria Denise Fernandes Carvalho, “isso representa para nós uma grande alegria no momento em que estamos completando 15 anos do curso de Medicina. Podemos comemorar nossas metas sendo alcançadas. Baseado no Enade, somos a primeira Faculdade de Medicina do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil e, agora, o CPC mostra que estamos contribuindo para aumentar também o rendimento da própria universidade. É uma grata satisfação que possamos devolver para a sociedade médicos tão bem formados e bem sedimentados no que é ser médico”.

O curso de Medicina da Uece foi classificado como o 6º melhor do país, sendo considerado o melhor do Norte/Nordeste. O curso de Nutrição, com nota 4, é o melhor da área no Ceará.

O CPC é calculado no ano seguinte à realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Uece

,