Iniciada oficialmente a elaboração do novo Plano de CT&I do Ceará


As estratégias para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Ceará começaram a ser traçadas nesta segunda-feira (29/5), durante o lançamento oficial da elaboração do Plano de CT&I para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará. O evento aconteceu no Sebrae, em Fortaleza, reunindo um grupo relevante formado por representantes de toda a cadeia estadual.

Durante o lançamento, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, destacou que este é um projeto de desenvolvimento para todo o Ceará. “Não há como conceber a Ciência e a Tecnologia desligadas da economia. Vamos abraçar essa iniciativa do plano (…) Temos que olhar para fora. Não é um plano da Secitece, da academia ou do setor industrial, de serviços ou da agricultura, mas do povo do Estado do Ceará. Vamos aglutinar todos os representantes para assim criar riquezas e condições para que haja esse desenvolvimento”, conclamou Inácio.

A elaboração do plano contará com cinco reuniões, de maio a novembro, com o objetivo de aportar conteúdo, experiências e conhecimentos específicos e definir os elementos que comporão a estratégia estadual de CT&I até 2050. A promoção é do Governo do Ceará, através da Secitece. Durante a solenidade, o diretor Gláucio Neves, da Macroplan Consultoria (empresa selecionada para coordenar a elaboração do plano), disse que as atividades seguem até novembro e aproveitou para fazer uma breve apresentação do projeto, apontando dados e reflexões.

No discurso dos reitores presentes ao lançamento, a tônica foi a mesma: total apoio à elaboração do plano. “Chegou o momento de construirmos uma visão de futuro do Estado, tendo como principal base a educação e a tecnologia”, afirmou Henry Campos, reitor da UFC. Participaram também Jackson Sampaio, reitor da Uece, e Anastácio Queiroz, reitor da Unilab.

O presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, aproveitou para ressaltar que “o Plano é o caminho para nos levar ao ‘Ceará do Conhecimento’, cuja economia deverá ser impactada fortemente pela Ciência e Inovação”.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Cesar Augusto Ribeiro, é fundamental a concepção do documento a várias mãos. “O trabalho que desenvolvemos no comércio, na indústria e nos serviços tem que ser alinhado. Podemos fazer um trabalho conjunto para construir um Estado cada vez mais rico, inteligente e próspero”, disse.

O plano será vinculado às premissas do “Ceará do Conhecimento”, parte integrante do plano estadual de governo. O novo plano de CT&I pretende contribuir para a redução da desigualdade, o combate à pobreza, a preservação do meio ambiente e o aumento da competitividade sistêmica do Ceará, por meio do desenvolvimento científico e tecnológico.

Oficinas de trabalho em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte

Os representantes do setor participaram da primeira oficina para a elaboração do plano, que aconteceu na tarde desta segunda (29/5), também no Sebrae. As atividades são desenvolvidas pela Macroplan Consultoria, que irá trabalhar com o grupo de representantes nas seguintes questões: escolha de metodologia; análise situacional da oferta e demanda do sistema; definição da agenda estratégica; análise da convergência; validação e divulgação do plano. O grupo é formado por atores relevantes, vindos do sistema estadual de CT&I e do setor produtivo.

Para que haja um trabalho inclusivo, a Secitece realizará oficinas também na Região Norte e na Região do Cariri, como forma de reforçar o caráter estadual e abrangente do plano. Há eventos marcados para o dia 1º/6 em Juazeiro do Norte (auditório da Faculdade Unileão – Av. Letícia Pereira, s/n – Lagoa Seca), a partir das 9h; e dia 7/6 em Sobral, no auditório da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Campus Betânia (Av. da Universidade, 850 – Betânia), a partir das 14h.

Participaram da solenidade de lançamento da elaboração do Plano de CT&I do Ceará o secretário adjunto da Secitece, Francisco Carvalho; a secretária executiva da Secitece, Nágyla Drumond; o presidente da Federação da Agricultura do Ceará e representando o Sebrae, Flávio Saboya; o secretário da Seplag, Júlio Cavalcante; a secretária de Inclusão Social, Zelma Madeira; o ex-secretário da Secitece; Jurandir Picanço; o presidente da Citinova, Cláudio Ricardo; o diretor da Embrapa, Lucas Leite; a diretora do polo de Inovação da Embrapii, Cristiane Borges; o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno; e o presidente do Centec, Francisco Viana.

alt

alt

alt

,