Cenários e tendências em EaD são debatidos com coordenadores dos polos UAB/CE


“A educação a distância tem proporcionado impacto direto nos municípios e na vida dos cearenses. A modalidade é um poderoso instrumento e estamos aqui para examinar a nossa rede estadual para, quem sabe, expandi-la”, disse o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda, durante abertura da oficina de trabalho com coordenadores dos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Ceará.

A atividade, realizada nesta terça-feira (13/6) na reitoria do IFCE, em Fortaleza, reuniu também representantes das Instituições de Ensino Superior (IES) que ministram as aulas nos polos cearenses. Os participantes assistiram à apresentação do diretor de Educação a Distância da Capes, Carlos Cézar Lenuzza, que mostrou números e tendências da UAB no País. Só em 2016, a iniciativa contou com um investimento de mais de R$ 400 milhões do Governo Federal.

Em sua fala, Lenuzza citou avanços já alcançados e ações a serem implementadas para a melhoria das unidades e da oferta de cursos. O diretor da Capes aproveitou o evento para anunciar que todos os polos considerados “aptos” terão, pelo menos, um assistente docente que auxiliará na redução da evasão, com acolhimento aos alunos e apoio aos professores na preparação de atividades.

Entre as conquistas, destaque para a revisão da legislação sobre a UAB (decreto 5.622/2005 já revogado pelo decreto 9.057/2017); o estabelecimento de critérios para concessão de bolsas, como a exigência de experiência docente; e a implantação de grupo de trabalho para institucionalização da UAB (participação da Capes, Andifes, Abruem, Conif e Sesu).

Desempenho avaliado pela Capes

Sobre a grade curricular, Lenuzza pediu atenção especial aos coordenadores para que cursos similares tenham projetos pedagógicos semelhantes, para facilitar, por exemplo, a mobilidade acadêmica. A respeito da oferta, o diretor disse que a Capes deve observar cada vez mais o desempenho dos polos para a abertura de novos cursos.“Vamos estabelecer parâmetros para isso, considerando a performance das instituições, avaliadas a partir do nosso monitoramento constante”.

A liberação das vagas ficará condicionada a uma análise da demanda, feita com a ajuda de formulários-modelo a serem enviados às instituições para identificação das necessidades de formação locais, em articulação com outros atores da região. Foi ressaltado no evento o objetivo principal da UAB, que é a formação de professores, seguido da formação continuada e da oferta dos demais cursos.

O diretor da Capes também divulgou o lançamento de um novo edital para captar projetos que ofereçam ferramentas de apoio à UAB para combate a aspectos como evasões, dificuldades de linguagem, dentre outros.

Utilização das estruturas das EEEPs

Durante a oficina desta terça-feira, Inácio se comprometeu em buscar cooperação com a Secretaria da Educação do Estado para a cessão de uso das Escolas Estaduais de Educação Profissional pelos polos/UAB com dificuldades em alguns municípios. A utilização aconteceria nos turnos sem aulas das EEEPs.

Participaram da oficina de trabalho o presidente do Instituto Centec, Francisco Viana; o reitor em exercício do IFCE, Ivan Holanda; o coordenador de Educação Superior da Secitece, Cândido B.C. Neto; o representante dos polos da UAB coordenados pela UFC, Mauro Pequeno; a coordenadora da UAB na Unilab, Maria Aparecida da Silva; a representante do Conselho Estadual de Educação, Ada Pimentel.

Sobre os polos UAB no Ceará

A UAB é uma iniciativa do Governo Federal/Capes, através de parceria com estados e municípios. No Ceará, os cursos são ministrados pela UFC, Uece, IFCE e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

O Estado dispõe hoje de 97 cursos de graduação e pós-graduação ofertados em 36 unidades, sediadas em 34 cidades. Desses polos, nove são de responsabilidade do Governo do Ceará, por meio da Secitece.

Os polos complementam a rede física de educação superior já expressiva do Estado, formada por três universidades estaduais, três federais e unidades do Instituto Federal do Ceará espalhadas em diversos municípios.

,