Novos profissionais de tecnologia certificados através de parceria entre Secitece e Dell


Foi encerrada em clima de celebração a primeira turma do curso de Desenvolvimento de Software em Java voltado para pessoas com deficiência e/ou em vulnerabilidade social. Estudantes, professores e autoridades participaram da cerimônia realizada no auditório do IFCE, em Fortaleza.

A iniciativa foi fruto de parceria entre Governo do Ceará, através da  Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Universidade Estadual do Ceará, Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Uece (Iepro) e Dell Computadores.

Durante a solenidade, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, destacou que a oferta do curso veio do interesse em proporcionar mais oportunidades para os cearenses. “A política do Governo do Ceará é a de garantir a todos o direito de chance. É o direito de que qualquer pessoa pode adquirir condições para desenvolver o seu potencial por ser inteligente e capaz, tendo o Estado para fornecer as oportunidades de uma formação que lhe garanta um caminho”.

Inácio acredita que com parcerias dessa natureza envolvendo grandes empresas, o Ceará pode, um dia, tornar-se referência internacional no setor. “Ao invés de comprar tecnologia, queremos fazê-la e fornecê-la para o mundo inteiro. Esse é nosso grande desafio”.

As aulas foram realizadas por meio do Laboratório de Educação a Distância para Pessoas com Deficiência – Le@d, fruto da parceria entre Dell Computadores e Uece. O seu reitor, Jackson Sampaio, lembrou que a instituição atende 164 mil pessoas por ano nos projetos de extensão. Já o presidente do Iepro, Luiz Carlos Dodt, ressaltou que em meio ao momento difícil que o Brasil enfrenta, há como enxergar saídas por meio da união entre instituições e do trabalho sério com foco em resultados concretos.

O presidente da Citinova, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, frisou que o Ceará vive um momento interessante, com a Ciência e a Tecnologia sendo trabalhadas no ponto de vista da sua inclusão na agenda de governo. “Temos que aproveitar esse cenário para avançarmos. Fortaleza é uma cidade com grande quantidade de jovens. Vivemos em um ‘apartheid social’ e somos a terceira maior demandante do programa Bolsa Família. Por isso é importante promover iniciativas dessa natureza”.

Inclusão e oportunidades

O vice-presidente de Finanças da Dell Brasil, João Ribeiro, ressaltou como a educação pode ser vetor para novas oportunidades e mudança de vida. “Estou pessoalmente muito tocado com essa iniciativa. Nasci em uma família humilde em Minas Gerais e aos poucos fui percebendo que a única saída para vencer na vida seria pela educação. Hoje falo três línguas, conheço quase o mundo inteiro e sou vice-presidente de uma das maiores multinacionais do planeta (…) A educação é a única maneira de sairmos de onde estamos e irmos além“.

Dos estudantes selecionados para o curso, 60% tinham renda familiar até um salário mínimo, 77% não possuíam emprego e 45 pessoas eram portadoras de algum tipo de deficiência física, como a auditiva e a visual.

O vice-presidente da Dell Brasil lembrou que a iniciativa realizada no Ceará vai de encontro com os preceitos da multinacional. “Na Dell agimos com integridade. Além disso, trabalhamos para que a tecnologia sirva para desenvolver a capacidade máxima das pessoas, sendo estímulo para que elas possam progredir. Por fim, possuímos a cultura da diversidade e da inclusão”.

O jovem Jhonatan Saldanha, concludente do curso, só tem elogios à iniciativa. “No início tive um pouco de dificuldade por conta da modalidade a distância, bem diferente do que estou acostumado. Mas com o tempo percebi o quanto o curso é bem adaptado para as pessoas surdas. Hoje tenho conhecimento em uma nova área profissional e pretendo trabalhar nela”, diz ele, que possui deficiência auditiva.

A plataforma utilizada pelo curso é a Dell Acessible Learning (http://projetolead.com.br/), que dispõe de uma janela com intérprete de libras e uma equipe preparada para atender a todos os tipos de deficiências e dificuldades encontradas pelos estudantes. Há tutores para tirar dúvidas dos alunos e estimulá-los no aprendizado.

Participaram da solenidade Rosana Galvão, diretora de Relações Internacionais da Dell; Nágyla Drumond, secretária executiva da Secitece; e Sandra Monteiro, coordenadora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secitece. O evento foi abrilhantado pela Camerata de Cordas do IFCE, sob a regência do professor Eddy Lincolln Freitas.

Números

A iniciativa, que alcançou 91% de satisfação por parte dos alunos, contou com o lançamento de quatro editais, criação de 31 turmas e 1700 pessoas inscritas, das quais 976 portavam algum tipo de deficiência. Para ajudar no aprendizado, os alunos que não possuíam acesso ao computador puderam utilizar toda a infraestrutura de equipamentos e internet da Universidade do Trabalho Digital, projeto da Secitece. Os dados foram apresentados por Eder Furtado, gerente de Projetos de Inovação da Dell.

Mercado de trabalho

Ao final do evento, os concludentes puderam entregar seus currículos às empresas e instituições convidadas. Entre elas, estiveram presentes na solenidade Unimed Fortaleza, Unimed Ceará, Unifor, Ivia e Sine/IDT.

,