Qualificação – Novos profissionais de Design Gráfico são formados pela UTD


O mercado tem agora à sua disposição 20 novos profissionais habilitados a desenvolver, com qualidade, trabalhos na área de comunicação visual. É que a Universidade do Trabalho Digital (UTD) formou, na última terça-feira (16/5), uma nova turma do curso de Design Gráfico, tornando possível o aprendizado destes estudantes para atuação no setor.

De acordo com o professor Ewerton Nepomuceno, o curso da UTD prepara o aluno não só para a criação e manipulação de imagens. “Além de ensinar a utilizar as ferramentas Gimp e Inkscape, a UTD também mostra como dominar as técnicas e ter criatividade”, explica.

Esse aprendizado possibilitou às alunas Camila Vasconcelos e Nayana Karlla o desenvolvimento completo de um projeto de comunicação visual para a empresa fictícia “Camila Papelaria”.

As garotas são estudantes da professora Jailane Peixoto e captaram a essência da papelaria por meio de técnicas como Moodboard (painel de referências visuais) e Brand Character (ferramenta que define imagem e cultura organizacional), para assim criarem uma logomarca e organizar suas aplicações (em cartazes, cartões de visita, fardamentos, etc) através de um manual de identidade visual.

Pré-requisitos

O candidato que deseja cursar Design Gráfico na UTD precisa passar, antes, por um teste de nível. “Essa prova avalia se o candidato tem conhecimento geral em informática para acompanhar o curso. Saber navegar na internet e utilizar o sistema operacional, além de ter curiosidade aguçada, são requisitos básicos para quem quer ser aluno”, explica o professor Ewerton.

Para a concludente Juliana Araújo, ter feito o curso permitiu que ela acrescentasse um conteúdo adicional ao que ela já tem na faculdade de Publicidade. “Aproveitei todo esse acompanhamento, quase que exclusivo, do professor da UTD, e ainda aprendi a mexer nas ferramentas livres, o que também é um diferencial no mercado”.

Sobre o curso de Design Gráfico

Totalmente gratuito, o curso tem a duração de três meses, com carga horária de 80h/a. Utiliza a plataforma Linux e trabalha com software livre. Os alunos recebem todo o material didático.

Quem finaliza o curso de Design Gráfico tê, na própria UTD, outras possibilidades de aperfeiçoamento do aprendizado. Para este público, o projeto dispõe do curso de Web Design, que alia comunicação visual a criação de layouts, banners, scripts e melhoramento da estrutura de websites.

Para participar da UTD

Para se inscrever na UTD, o candidato deve ter idade a partir de 16 anos e portar a seguinte documentação: RG, CPF e comprovante de endereço (originais ou cópias). As inscrições acontecem de segunda à sexta-feira, de 08h às 12h e de 13h às 17h, na sede do projeto (Rua Major Facundo, 500, 12º andar – Centro | prédio do cine São Luiz).

A Universidade do Trabalho Digital é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e desenvolve suas atividades em parceria com Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), instituição vinculada à Universidade Federal do Ceará.

Mais informações
(85) 3454-1257 | 3454-1969

alt
Para Juliana Araújo, o curso permitiu que ela acrescentasse um conteúdo adicional ao que ela já tem na faculdade de Publicidade

alt
Concludentes apresentando seus projetos de comunicação visual
alt
Os professores Jailane Peixoto e Ewerton Nepomuceno ministram as aulas de Design Gráfico
alt
Tangram, quebra-cabeças chinês formado por 7 peças que aliam cores e formas

alt
Estrutura das salas onde são ministrados os cursos da UTD
,