Autoestima e qualificação profissional em mais um encerramento de ciclo de cursos


Aumento da empregabilidade e elevação da autoestima. Estes são alguns atributos que tornam a Universidade do Trabalho Digital (UTD) bastante procurada por quem busca capacitação em Tecnologia da Informação e Comunicação. É o que dizem os estudantes que finalizaram mais um ciclo de cursos gratuitos, nesta quarta-feira (25/1).

Foram 222 concludentes de 16 turmas, como o universitário Lucas Anjos, de 18 anos, que concluiu o curso Suporte e Manutenção de Computadores. “No começo pensei que iria apenas melhorar meu currículo, mas em pouco tempo consegui outra renda, pois aprendi a consertar e a formatar computadores e já estou ganhando dinheiro com isso”.

Também pensa assim a estudante de 28 anos Myklha Azevedo, que elogia o clima acolhedor da UTD. “A dinâmica de ensino, a interação com a turma(…) Aprendi muito aqui e pretendo fazer outros cursos que vão melhorar muito a minha vida profissional”.
alt
Lucas Anjos, de 18 anos: “Em pouco tempo consegui outra renda, pois aprendi a consertar e a formatar computadores e já estou ganhando dinheiro com isso”.

Os cursos finalizados em janeiro foram “Informática para o Mercado de Trabalho, Iniciação Digital para Pessoas com Deficiência, Design Visual Web, Programando com PHP Orientado a Objetos, Java com Banco de Dados, Rede de Computadores e Suporte e Manutenção de Computadores. Todos tiveram carga horária de 80 horas e foram realizados na sede da UTD, que fica no prédio do Cine São Luiz, no Centro de Fortaleza. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Para o advogado Luiz Suderlan de Morais, de 67 anos, o curso fez com que ele dominasse o uso e a manutenção dos computadores do seu escritório. “Estava com muita dificuldade com as máquinas, principalmente em relação às atualizações e correções. O curso atendeu minhas expectativas porque até problemas maiores já sou capaz de resolver”, destaca o profissional, que já passou por outros cursos mais básicos da UTD para aprender a manusear o equipamento.

alt
Luiz Suderlan de Morais, de 67 anos: “O curso atendeu minhas expectativas porque até problemas maiores [no computador] já sou capaz de resolver”.

 

alt
Miklha, de 28 anos: “Aprendi muito aqui e pretendo fazer outros cursos que vão melhorar muito a minha vida profissional”.


Alunos de várias gerações

Professor da UTD há quase quatro anos, Nicolas França diz que o projeto promove a capacitação em diversas áreas e para diversos públicos. “Os cursos são extremamente importantes tanto para a autoestima quanto para garantir uma vaga no mercado de trabalho. Normalmente temos um encontro de gerações, de pegar pessoas já formadas, alunos que estão no ensino médio… Porém, isso faz com que tenhamos uma boa troca de experiências. Sem falar que aqui o aluno pode obter conhecimento em diversas áreas, como design, infraestrutura, informática básica, dentre outras, o torna o profissional mais completo”.

alt
Sala de aula da UTD

alt
Sala de aula da UTD
Como participar

As inscrições na UTD são permanentes. Para se inscrever, o candidato precisa ter idade a partir de 16 anos. As inscrições são feitas na própria sede da UTD (Rua Major Facundo, 500, 10º andar – Centro), de segunda a quarta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O candidato deve portar RG, CPF e comprovante de endereço. Todos os cursos são gratuitos e incluem o material didático.

 

,