Reitor da Uece é eleito presidente do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses


_mg_5524O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Jackson Coelho Sampaio, e o vice-reitor pró tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Aristeu Rosendo Pontes, foram aclamados, respectivamente, presidente e vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (Cruc).

A escolha e posse ocorreram na manhã desta terça-feira, 29/11, sem disputa. O presidente atual, reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), José Patrício Pereira Melo, fez um relato do seu ano de gestão, juntamente com a reitora Fátima Veras, da Universidade de Fortaleza (Unifor), considerando-a positiva e elencou questões que devem continuar em pauta, como a frente ampla em defesa das IES.

Nos bastidores, antes da reunião, pensava-se que o sucessor de Patrício, no Cruc, seria, o reitor da UVA Fabianno de Carvalho, porém ele ponderou sua impossibilidade de aceitar.

O novo presidente, Jackson Coelho, disse que não estava no seu projeto esse retorno agora, vez que presidiu o Conselho no período de 2013 e 2014. Ele defende o rodízio de gestores e também de local da reunião. Ficou acertado que a primeira reunião de 2017, em data a ser combinada, ocorrerá no Memorial do Instituto Federal de Educação, disponibilizada pelo reitor Virgílio Araripe.

Houve aposição da foto do reitor da Urca na galeria e a confraternização ocorreu em restaurante, por adesão.

Estiveram presentes os reitores da Urca, da Uece, da Unilab, e do IFCE; pela secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superio (Secitece) Cândido B.C. Neto e Rose Jane Abreu; a secretária executiva do Cruc, Gláucia Lemos, a secretária executiva da Urca, Manoela Brito e a pró-reitora de Desenvolvimento Universitário, Fátima Romão.

,