Consecti debate Marco Regulatório de C&T


_mg_7068O Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação – Consecti – reuniu na tarde desta terça-feira (06.12), através de videoconferência, secretários da Ciência e Tecnologia de vários estados brasileiros. O objetivo foi discutir o novo marco regulatório de C&T e como andam as leis estaduais.

A Secitece foi representada pela secretária Executiva Nagyla Drumond e pela coordenadora de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sandra Monteiro. A reunião foi coordenada pelo secretário Executivo do Consecti, Alberto Peverati.

Nagyla Drumond informou que no Ceará a Lei Complementar nº 50, de 2004, instituiu o Fundo de Inovação Tecnológica, sendo regulamentada em 2008 pelo decreto nº 29.183. Falou também do apoio do governo do Estado ao setor e da importância da retomada do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia. O Sistema Secitece é formado por três universidades (Uece, Urca e UVA), além da Funcap, Centec e Nutec.

Todos os representantes dos estados participantes da videoconferência falaram sobre os trabalhos que vêm desenvolvendo e da importância do diálogo e troca de informações entre as secretarias. No final, o secretario Alberto Peverati pediu para que cada um disponibilizasse a minuta da lei estadual de C&T para que os técnicos do Consecti, respeitando as peculiaridades de cada Estado, pudessem trabalhar numa lei nacional mais homogênea.

,