SNCT é encerrada com divulgação dos vencedores do concurso Ceará Faz Ciência


Em clima de comemoração, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi encerrada nesta quarta-feira (19/10) com o anúncio dos estudantes vencedores de mais um concurso Ceará Faz Ciência – edição Fortaleza e Região Metropolitana. O auditório 2 do Centro de Eventos do Ceará ficou lotado para a divulgação dos melhores trabalhos entre as 20 equipes com projetos que tinham em comum a criatividade e a investigação científica.

O primeiro lugar na categoria Ensino Médio ficou com as estudantes Cássia Batista e Ana Tércia Xavier, autoras do projeto “S.O.S Casa”. As alunas desenvolveram pisos e blocos sustentáveis para ajudar famílias que vivem em casas de taipa no município de Cascavel/CE, a 60km de Fortaleza. A ideia também consegue dar uma destinação adequada ao lixo da cidade por utilizar como matéria-prima o vidro, a fibra de coco e a borracha. Moradores que mais precisam já começam a ter os blocos e pisos instalados em suas casas, o que resulta em mais qualidade de vida.

As alunas estudam na Escola de Ensino Médio Ronaldo Caminha Barbosa e são orientadas pela professora Jôseline Maria Sousa. “Estou extremamente feliz em ganhar o Ceará Faz Ciência. Foi uma experiência inesquecível e não queremos parar por aqui”, afirmou uma das estudantes, Cássia Batista.

Já primeiro lugar da categoria Ensino Superior foi para as alunas de pós-graduação Juliana da Costa e Amanda Leal, com o projeto “Efeito do uso de hidrocoloides em estruturados mistos de manga com caju”. As estudantes desenvolveram uma espécie de gel consistente que une as polpas do caju e da manga para consumo. O gel é feito com o hidrocoloide, composto extraído de sementes, algas ou na fermentação de bactérias. O resultado é um alimento sem açúcares e que conserva os nutrientes das frutas

A ideia já está em processo de patente e é vantajosa porque evita o desperdício das frutas, aumentando também a sua duração. O estruturado misto ainda é prático, já que o consumidor não precisa descascar o alimento. As estudantes da Universidade Federal do Ceará foram orientadas pelo professor Paulo Henrique Sousa.

As próximas edições do Ceará Faz Ciência acontecerão na Serra da Ibiapaba (São Benedito), no dia 11/11, e no Litoral Leste (Beberibe), no dia 16/11. O concurso premia três categorias: estudante do Ensino Médio/Técnico, universitário e inventor popular. Os vencedores recebem mentorias para desenvolver seu projeto e entrar no mercado de trabalho.

Ciência para combater a pobreza

Presidindo a solenidade de encerramento, o secretário Inácio Arruda se comprometeu a manter e ampliar as ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com o apoio das instituições cearenses envolvidas com o setor de C&T. “Só conseguimos gerar Inovação com pesquisa permanente feita por gente entusiasmada e com sede de aprender. A SNCT vem para desmistificar a Ciência e mostrar que podemos usá-la para resolver os problemas da nossa sociedade”.

Para a secretária executiva Nágyla Drumond, a SNCT configura-se como uma ação prioritária para os cearenses. “A preparação do evento contou com a extrema dedicação e comprometimento de toda a Secitece e de diversas instituições. É preciso compreender que o combate à pobreza passa pelo investimento no desenvolvimento intelectual do nosso povo: é o combate através da inteligência”.

Durante dois dias, a SNCT do Ceará teve em sua programação exposições e apresentações de trabalhos de estudantes de escolas públicas e universidades e projetos ligados à C&T, tais como Ciência Itinerante, Intercaju e Tecnova-CE, e de instituições como Uece, Urca, Funcap, Nutec, Centec, Centro de Educação a Distância, Embrapa e ITIC. Foram realizados ainda quatro eventos paralelos: concurso “Ceará Faz Ciência”; “I Seminário de Integração dos Polos da Universidade Aberta do Brasil no Ceará”; “Bootcamp Corredores Digitais” e “Café Ciência”. Uma das principais iniciativas do MCTI, a SNCT aproxima a Ciência e Tecnologia da população. É realizada localmente pelo Governo do Ceará, por meio da Secitece.

Confira os vencedores do concurso Ceará Faz Ciência – Edição Fortaleza e Região Metropolitana:

Ensino médio

1º lugar
Instituição de Ensino: EEM Ronaldo Caminha Barbosa
Alunos: Ana Tércia Miranda Xavier, Cássia Xavier Batista
Professor/Orientador: Jôsline Maria Sousa Nascimento
Projeto: S.O.S CASA.

2º lugar
Instituição de Ensino: EEM Ronaldo Caminha Barbosa
Alunos: João Matheus da Silva Monteiro, João Felipe da Silva Monteiro
Professor/Orientador: Anilton Nogueira de Matos Filhos
Projeto: PASTILHA DE BIOFERTILIZAÇÃO/REMEDIAÇÃO AGRÍCOLA.

3º lugar
Instituição de Ensino: EEEP Salaberga Torquato Gomes de Matos
Alunos: Emilly de Sousa da Silva, Vitória de Alencar Oliveira
Professor/Orientador: Séphora Luciana de Castro Bastos Sampaio
Projeto: MINI-USINA DE RECICLAGEM DO COCO VERDE: UMA FERRAMENTA PARA A APLICAÇÃO DO ENSINO.

Ensino Superior

1º lugar 
Instituição de Ensino: Universidade Federal do Ceará
Alunos: Juliana Nascimento da Costa, Amanda Rodrigues Leal
Professor/Orientador: Paulo Henrique Machado de Sousa
Projeto: EFEITO DO USO DE HIDROCOLOIDES EM ESTRUTURADOS MISTOS DE MANGA COM CAJU.

2º lugar
Instituição de Ensino: Universidade Federal do Ceará
Alunos: Mayara Silva Rodrigues, Silmara Muniz de Oliveira da Rocha
Professor/Orientador: Maria Lúcia Nunes
Projeto: AVANÇOS NO PROCESSAMENTO DO PIRARUCU SALGADO-SECO: INFLUÊNCIA DA SECAGEM NA COR E RANCIFICAÇÃO.

 

 

,