Diretor de parque tecnológico da China visita a UFC para tratar de parque cearense


O diretor do Parque Tecnológico da Universidade Tsinghua (Tuspark), da China, Herbert Chen, esteve durante toda a manhã desta quarta-feira (19) na Universidade Federal do Ceará, para conhecer as iniciativas cearenses de instalação de um parque tecnológico no Estado. O Tuspark é o maior parque da China e um dos maiores do mundo.

A visita ocorre dois dias após encontro do Reitor com comitiva do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na última segunda-feira (17), para discutir o mesmo tema, o que demonstra avanço das articulações rumo à implementação da unidade cearense.

Herbert Chen foi recebido pelo Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, pelo coordenador de Assuntos Internacionais, Prof. José Soares, e pelo coordenador de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Javam Machado. O diretor do Tuspark destacou o papel de protagonismo que a UFC deve desempenhar na instalação e desenvolvimento do parque tecnológico, uma vez que é a principal produtora de conhecimento científico e tecnológico do Estado, tendo poder de atração de empresas interessadas em inovação. Chen pôde entender o potencial e a vocação do Ceará para empreendimentos do tipo, ressaltando, também, a importância de uma parceria entre Universidade e Estado, que alie os interesses das instituições. O Governo do Ceará esteve presente no encontro, através do secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda.

Reunião com comitiva chinesa no gabinete do Reitor


Também participou da visita o chefe do setor de Tecnologia da Embaixada do Brasil em Pequim, Romero Maia. Após reunião no gabinete da Reitoria, o grupo se deslocou ao Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, onde visitou laboratórios que já atuam em parceria com outras instituições da área de tecnologia, aliando o desenvolvimento da pesquisa e do conhecimento científico à produção de tecnologias para a sociedade, a exemplo do Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Soldagem (LPTS) e o Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREat). Segundo o Reitor Henry Campos, há previsão de visita da UFC à China em dezembro deste ano, quando novos contatos e parcerias poderão ser feitos.

A instalação do parque tecnológico do Ceará vem sendo discutida entre UFC e Governo do Estado do Ceará. Há uma consultoria contratada para estudar a viabilidade do empreendimento, cujo objetivo central é estimular a inovação tecnológica no Brasil, convertendo o conhecimento produzido na academia em ainda mais melhorias para a sociedade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC

,