Startups cearenses comemoram resultados positivos no InovAtiva Brasil


_mg_8474As sete startups cearenses finalistas no primeiro ciclo de aceleração 2016 do InovAtiva Brasil comemoraram os resultados positivos no programa em um encontro realizado na sede da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), na manhã desta terça-feira (20/9). Participaram da reunião representantes das empresas finalistas, Fiec, Banco do Nordeste, Funcap e RedeNIT, além do secretário da Secitece, Inácio Arruda, e do secretário adjunto, Francisco Carvalho.

Durante o encontro, as empresas fizeram um balanço positivo da participação no programa e avaliaram novos apoios do Governo do Estado à inovação no Ceará. Nos discursos dos empresários, destaque à mobilização da Secitece para o envolvimento e sucesso das startups cearenses no InovAtiva.

Essa contribuição da Secretaria às empresas ajudou, por exemplo, a startup Táquion Inovação alcançar o 1º lugar na categoria Saúde, Biotecnologia, Química e Agronegócios dentro do programa. A empresa desenvolveu um biossensor capaz de diagnosticar Zika e foi escolhida entre 1340 startups de todo o Brasil, durante o Demoday do Programa InovAtiva Brasil, realizado de 27 a 29/8, em São Paulo.

Além da Táquion, outras seis empresas cearenses estiveram entre as 125 finalistas: “Biblioteca acessível”, “Cable Robot”, “Total Cross Global Mobile”, “Valet Way”, “Wardrobe – Moda Compartilhada” e “MRG Tecnologia”, que também participa do Tecnova-CE.

Para Mauro Fernandes, da empresa Cable Robot, “a experiência do Demoday e do InovAtiva como um todo foi sensacional, inclusive pelo fato de poder lidar com investidores e de conhecer outros projetos. A participação no programa mostrou que, em termos de inovação e criatividade, o Ceará não deixa nada a desejar”.

O secretário adjunto da Secitece, Francisco Carvalho, ressaltou a união das instituições para o alcance de um resultado tão positivo. “O alinhamento entre Secitece, Funcap, Sebrae e RedeNIT foi fundamental para essa conquista. Parabenizamos todas as empresas que participaram do InovAtiva. A parceria que o setor de C&T do Estado tem buscado contribuiu para esse salto importante que demos”, frisou Carvalho.

Já o secretário Inácio Arruda lembrou da articulação que está sendo feita para a instalação de um parque tecnológico no Ceará e do apoio que este equipamento trará às startups. “Toda a liga que a Secitece estabeleceu com a Fiec, Banco do Nordeste, MCTI e MDIC está dando resultados. Mas o equipamento que será capaz de integrar todas essas iniciativas é o parque tecnológico: local muito importante para as empresas que nascem aqui. Estamos fazendo um estudo de viabilidade e articulando essa implantação com todos os atores envolvidos nessa iniciativa”, destacou.

O encontro desta terça-feira contou com a participação da coordenadora de Modernização e Inclusão Digital da Secitece, Marta Menezes, e das coordenadoras dos projetos Corredores Digitais, Gabriella Purcaru e Tecnova-CE, Ana Kécia Rocha.

Sobre o InovAtiva Brasil

Criado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o InovAtiva Brasil é um programa que auxilia e orienta empreendedores iniciantes com uma boa tecnologia mas pouco conhecimento de negócio, oferecendo capacitação e mentoria para o estabelecimento de novos negócios inovadores. É executado pela Fundação CERTI e tem como parceiros estratégicos o Sebrae e o Senai. No Ceará, conta com o apoio da Secitece.

Na primeira etapa do InovAtiva deste ano, o Ceará já havia obtido destaque. O Estado teve 80 projetos inscritos para esta edição, contra 10 projetos contabilizados na edição passada. Dos 300 selecionados na primeira etapa, 17 eram cearenses. Além disso, Fortaleza figurou entre as cidades com os melhores projetos selecionados pelo programa.

 

,