Secitece e grupo europeu Airbus discutem possível parceria para o setor aeroespacial


_mg_8386_-1Na tarde desta terça-feira (13/9) o secretário Inácio Arruda recebeu a visita de dirigentes do grupo europeu Airbus – líder mundial nos mercados de aeronaves e de equipamentos e soluções de defesa. O encontro tratou de possível cooperação entre Airbus e instituições de pesquisa cearenses, com o objetivo de elevar a participação e a contribuição do Estado nas pesquisas e na Inovação do setor.

De acordo com Clément Dartigues, analista de Negócios, Inteligência e Estratégia do Grupo Airbus, os principais temas de interesse no Brasil incluem pesquisa e desenvolvimento de estruturas leves, compósitos, acústica, energia, baterias e cibersegurança. “Queremos estabelecer parcerias não só pelos negócios em si. Queremos fazer trocas, descobrir talentos”, disse o analista, que estava acompanhado de Sergio Coutinho, CEO Brasil da empresa.

Segundo Inácio Arruda, o Estado tem total interesse e dispõe de mecanismos para formalizar essa cooperação. “Possuímos capital intelectual e uma grande estrutura de instituições e laboratórios para desenvolver essa parceria. Estamos cientes do impacto deste quarto setor na economia e da importância dos estudos no segmento aeroespacial para a atração de empresas e de empregos de alta qualidade”, afirmou o secretário.

Atualmente o grupo europeu Airbus promove programas de estágio em instituições como Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Emprega um total de 675 funcionários no Brasil e possui bases em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, com clientes como as empresas Latam, Avianca e Azul.

Estiveram no encontro representantes da UFC (Centro de Tecnologia) e do IFCE, credenciado pela Embrapii como polo de Inovação, já possuidores de pesquisas neste sentido e que se mostraram otimistas com a possibilidade de parceria. Nesta quarta-feira (14/9), estão agendadas visitas dos dirigentes da Airbus às instalações do Laboratório de Telecomunicações, Ciência e Engenharia de Materiais (Locem) e do curso de Engenharia de Teleinformática, ambos da UFC, para conhecerem melhor o trabalho da instituição.

Participaram da reunião ainda representantes da Etice e da empresa Energo, além da coordenadora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secitece, Sandra Monteiro, e do articulador da secretaria, Ricardo Costa.

 

,