Bootcamp capacita startups cearenses para o mercado


_mg_8822No último sábado (24/9) a Secitece promoveu em Fortaleza o segundo o Bootcamp Regional do Programa Inovativa Brasil. O evento ocorreu no Hubine, no Banco do Nordeste, e reuniu 12 mentores e 32 empresários das startups selecionadas na primeira fase do segundo ciclo do programa federal.

Foi um dia inteiro para a troca de experiências e capacitação das startups sobre planejamento e estratégias de atuação no mercado, com mentores oriundos da iniciativa privada, órgãos governamentais e academia. Essa é mais uma preparação dos empreendedores para a nova etapa de seleção de projetos que ocorrerá em São Paulo.

“No segundo ciclo, estão sendo aceleradas 300 startups e, as que passarem por essa seleção agora, vão entrar para um grupo de 125 startups finalistas que vão a São Paulo em dezembro”, explicou Samuel Meireles, da Secretaria de Inovação e Novos Negócios do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Os projetos escolhidos serão apresentados  a investidores, executivos de grandes empresas e clientes no Demoday InovAtiva, abrindo possibilidades para o fechamento de parcerias e negócios.

Em Fortaleza, participaram do Bootcamp as seguintes startups cearenses: Anestesia Odontológica Automática; BR Stock Market; Comercity – Rede Empresarial de Comércio e Negócios; Erko; Fasteduc – Rede Social de Aprendizagem; Gestão de Campanhas e Mandatos Eleitorais; Lousa e Mesa Interativa de Baixo Custo; Minha República; Módulo Inteligente de Bombeamento Predial online; Mudas Clonadas de Mamoeiro Hermafrodita; Negócios Étnicos Digitais; OutKey; QNQ NEO-Indústria; Severino App; Sistema de Gestão de Estoque usando RFID; e Tag4Tip.

Para o secretário Inácio Arruda, trazer mais uma vez o evento a Fortaleza representa mais um apoio às empresas que querem inovar. “Esse ambiente do Inovativa é propício para conduzir o Estado a ter um bom programa de startups. Vem para mostrar que, em uma situação de crise, a inovação é exigida mais do que em qualquer outro momento”.

Segundo o titular da Secitece, a inovação tecnológica é uma importante aliada da economia, visto que ajuda a reduzir custos nas empresas; a destacar um produto, ampliando sua distribuição dentro e fora do País; promove melhora na renda e na qualidade dos produtos locais; e ainda coloca o Ceará no cenário nacional de inovação. “Estamos desenvolvendo as empresas grandes e queremos que o setor siderúrgico, que chegou no Ceará incentivado pelo Estado, ajude na construção desse caminho”.

O InovAtiva Brasil é um programa criado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que auxilia e orienta empreendedores iniciantes com uma boa tecnologia mas pouco conhecimento de negócio, oferecendo capacitação e mentoria para o estabelecimento de novos negócios inovadores. É executado pela Fundação CERTI e tem como parceiros estratégicos o Sebrae e o Senai. No Ceará, conta com o apoio da Secitece.

 

,