ITA apoia evento aeronáutico e encontro acadêmico no Ceará


reuniao ita 2016Consolidar a participação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) na feira de aviação Expo Air Business 2017 e no I Encontro Brasileiro de Engenharia Aeronáutica, Segurança e Manutenção, que acontecerão no aeroporto de Aracati, dos dias 14 a 16 de maio de 2017. Esse foi o objetivo da reunião realizada, nesta quinta-feira, 11/08, em São José dos Campos SP, na sede da entidade, com a cúpula da instituição.

O diretor acadêmico da Expo Air Business 2017 e coordenador do Laboratório de Mecânica da Fratura e Fadiga (Lameff) da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Enio Pontes de Deus, juntamente com a coordenadora da Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitece), professora Sandra Maria Nunes Monteiro, representando o Secretário Inácio Arruda, e o diretor executivo da feira, César Espíndola, fizeram uma exposição sobre o mercado e os avanços no ensino aeronáutico no estado do Ceará, com a implantação do primeiro mestrado profissional do ITA/UFC.

O professor Enio Pontes aproveitou para ressaltar que abraçou a ideia da realização da feira e do encontro acadêmico sobretudo pelo ineditismo da realização do evento na Região Nordeste e ainda pela possibilidade dos estudantes do mestrado puderem apresentar seus trabalhos científicos

Já Sandra Monteiro reforçou que o governo do estado tem investido constantemente na abertura e no incentivo de novos espaços de conhecimento e que o apoio da Secitece ao evento busca fortalecer as iniciativas de tornar o Ceará um polo de formação de mão de obra qualificada e de excelência na área aeronáutica.

Participaram da reunião o Vice-Reitor do ITA, professor Cláudio Jorge Pinto Alves, o Pró-Reitor de Extensão e Cooperação, professor Ernesto Marujo e a coordenadora da Divisão de Cooperação, Solange Maia Corrêa.

O Vice-Reitor, professor Cláudio Jorge Pinto Alves, se mostrou entusiasmado com os resultados da parceira do ITA com a UFC que, segundo ele, em breve, colherá os primeiros frutos. Quanto à Expo Air Business 2017 e o I Encontro de Engenharia Aeronáutica, Segurança e Manutenção, louvou a iniciativa e afirmou que o ITA apoiará os eventos. “Muito importante uma feira dessa natureza ser realizada no Nordeste, porque despertará o interesse do setor em apresentar suas atividades num estado vocacionado para o setor aeronáutico”, justificou.

Para o Pró-Reitor de Extensão e Cooperação, professor Ernesto Marujo, temas igados à infraestrutura aeronáutica, economia e transporte aéreo devem ser abordados no Encontro. De acordo com ele, esses aspectos são fundamentais para enriquecer o debate acerca do setor.

A Feira Expo Air Business 2017 e o I Encontro Brasileiro de Engenharia Aeronáutica, Segurança e Manutenção tem o apoio do Governo do Estado do Ceará, Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Sebrae-Ce, e Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Fonte: Intelecto Comunicação

,