IFCE inaugura unidade em Paracuru e alcança a marca de 30 campi no Estado


dpp_0006ifO secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda, representou o governador Camilo Santana na solenidade de inauguração do campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE) do município de Paracuru, localizado no litoral oeste cearense. A solenidade ocorreu nesta terça-feira (9/8) e foi presidida pelo reitor Virgílio Araripe.

Com a inauguração, o Ceará ganha o 30º campus do IFCE, que tem como meta principal a interiorização da educação, “espalhando saber e educação por todo o Estado”, como disse o secretário Inácio Arruda, lembrando que a exemplo do reitor Virgílio Araripe, é oriundo daquela casa e sabe muito bem a importância e o impacto do IFCE na vida de cada aluno que passa por ali.

Em sua fala, Inácio destacou também a luta do então presidente Lula e da presidenta Dilma para levar a instituição para todo o País. Antes de Lula, havia por volta de 100 unidades do Instituto Federal no Brasil. Hoje são mais de 600 campi, garantindo estudo profissionalizante e educação superior até nos lugares mais longínquos. “A nossa alegria agora é inaugurar este Instituto em Paracuru, que vai ser a melhor escola do município”, frisou o secretário.

Inácio disse ainda que o governador Camilo Santana não pode estar presente na inauguração mas garantiu que na primeira oportunidade visitará Paracuru para conhecer o campus.

O reitor Virgílio Araripe enfatizou que aquele era um momento de muita felicidade. “Estamos concretizando um desejo antigo da comunidade de Paracuru, com ensino básico, profissionalizante e superior”, disse, destacando a possibilidade de implantação de cursos de pós-graduação mais a frente.

Estrutura

O novo campus do IFCE abrigará cursos técnicos e superiores ao longo de seu funcionamento, possui 4.200 metros quadrados de área construída, com 10 salas de aula, 10 laboratórios, biblioteca, auditório para 150 pessoas, cantina e bloco administrativo. O investimento total na obra, que está pronta para oferecer educação de qualidade na região, foi de R$ 8,4 milhões. O terreno utilizado para a construção do campus foi doado pela Prefeitura.

Os primeiros cursos a serem ofertados, numa primeira fase, já em agosto, são de Formação Inicial e Continuada (FIC), com um total de 190 vagas, a serem preenchidas por análise de histórico escolar ou documentação, dependendo do curso. Para a comunidade, serão destinadas vagas para Inglês Básico (duas turmas – manhã e tarde), Iniciação ao Documentário, Química para o Enem e Fundamentos de Petroquímica, todos com 80h/aula.

Haverá dois cursos especificamente para professores, de 120h/aula: Didática e Saberes Docentes e Estratégias de Ensino em Ciências e Biologia. A inscrição para esses acontece dias 1º e 2 de agosto, enquanto para os demais, de 8 a 11 de agosto. Mais detalhes de calendário e documentação necessária estão disponíveis no edital.

Participação da comunidade

Os cursos regulares foram escolhidos após amplo debate com a população e entidades locais, processo finalizado com uma audiência pública que apontou as formações pretendidas pela comunidade. As formações serão oferecidas por etapas. As primeiras serão licenciatura em Ciências Biológicas e os técnicos em Rede de Computadores e em Meio Ambiente.

Os cursos técnicos escolhidos e que poderão ser implantados foram os de Dança, Música, Computação Gráfica, Redes de Computadores, Mecatrônica, Sistema de Energia Renováveis, Meio Ambiente e Biotecnologia. Já os cursos superiores apontados pela comunidade depois de horas de debates foram Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Mecatrônica Industrial, Gestão Ambiental, Ciências Biológicas e Produção Cultural.

Com informações do IFCE

,