Pesquisadores apresentam projeto NEXTSaúde para secretário Inácio Arruda


_mg_7062O professsor Mauro Oliveira, do Instituto Federal de Educação – IFCE, apresentou ao secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, o NextSaúde, projeto de desenvolvimento, inovação e pesquisa sobre o uso de modernas tecnologias computacionais em sistema público de saúde. O projeto propõe a criação de uma rede constituida de Núcleos de Excelẽncia em interoperabilidade Semântica de Sistemas de saúde, envolvendo universidades e centros renomados de pesquisa nacional (IFCE, FIOCRUZ-CE, UFES, UESPI, UFPB, UFC,UFBA, PUC-Rio), sob a coordenação geral do IFCE Aracati.

Esse projeto é uma grande oportunidade de fazer de Aracati um pólo Digital, disse Mauro Oliveira, que apresentou o projeto junto com os bolsistas do NextSaúde: Nicodemos Freitas, Arthur Bezerra Nunes e Eliezio Gomes de Queiroz Neto. Essa é uma política de interiorização do setor de TI que precisa do apoio do Governo do Estado. O projeto foi financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ceará – Funcap, com recursos do Fundo de Inovação Tecnológica.

Para o secretário Inácio Arruda é preciso apresentar o projeto NextSaúde ao governador Camilo Santana, mostrando a importância da política de TI para a prosperidade do Estado. A ciência e tecnologia tem impacto em todas as atividades e é uma área propícia para o Ceará, por ser um setor que não necessita de água para seu desenvolvimento.

Participaram também da reunião, o secretário adjunto da Secitece, Francisco Carvalho, o superintendente do Instituto Atlântico, José Francisco Moreto; o pró-reitor do IFCE, Auzuir Alexandre; o mestrando do IFCE, Henrique Mota; o representante da Fortalnet, Francisco Mauro Barbosa de Oliveira; e Fernando Mauro.

,