Inovadores recebem treinamento intensivo em Fortaleza


Um final de semana repleto de informações, treinamentos e oportunidades, e tudo feito por voluntários. Cerca de 60 empreendedores, 19 startups e 17 mentores participam neste sábado, dia 18 de junho, do primeiro Bootcamp Regional InovAtiva realizado em Fortaleza.

O evento, espécie de treinamento intensivo voltado à inovação, foi aberto pela manhã no Hubine, novo espaço para inovação do Banco do Nordeste e acontece simultaneamente em nove capitais brasileiras.

Na abertura local, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, destacou o papel da Secitece como articuladora desse processo. “Essa é uma iniciativa muito importante que adotamos para multiplicar esse esforço de inovação no Estado”.

Em 2016, o Ceará foi o estado do Nordeste com maior número de projetos selecionados para o InovAtiva, 18 de 80 projetos inscritos, um grande salto se considerarmos que em 2015, o Estado inscreveu apenas 8 projetos e teve um selecionado para a fase de mentoria.

“Temos muita inteligência acumulada no Ceará. Não precisamos puxar ninguém pelo braço, se indicarmos os caminhos, a turma é capaz de seguir sozinha e é isso que está ocorrendo”, afirma ao lembrar que “na história da nossa civilização, os povos que emergiram com força foram os que tiveram a capacidade de inovar, criar e incentivar esses movimentos. Na época em que vivemos, com essa velocidade, a inovação é mais necessária ainda”.

Para Marília Diniz, gestora de Economia Criativa do Sebrae em Fortaleza, o Ceará é um Estado que se destaca quando se fala em conhecimento. “Sempre temos muitos cearenses trabalhando com inovação e conhecimento, basta ver os resultados dos principais vestibulares do País. Que possamos mostrar isso para o Brasil”, aponta.

Carlos Eduardo Gaspar, gerente de Inovação do Banco do Nordeste, garantiu que o “Hubine” – Hub de Inovação do Banco do Nordeste BNB é a concretização do sonho de apoiar, além da economia tradicional, a economia do conhecimento. “Isso já não é mais o futuro, mas o presente”.

A abertura do evento contou ainda com a presença do secretário adjunto da Secitece, Francisco Carvalho; do secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Cláudio Ferreira Lima; do presidente da Câmara Setorial de TIC, Márcio Braga; do analista Tiago de Almeida Pinto (Secretaria de Inovação e Novos Negócios/MDIC) e de Jane Blandina, analista do Sebrae Nacional.

OFICINAS E MENTORIAS

Logo após a abertura, os empreendedores se prepararam para um dia inteiro de mentorias, oficinas e treinamentos. Além das startups do Ceará, empreendedores do Piauí, Pernambuco e São Paulo estão presentes ao bootcamp.

Os participantes do ciclo de aceleração de startups 2016.1 do InovAtiva Brasil terão acesso a especialistas renomados, que vão compartilhar experiências e orientar as startups sobre planejamento e estratégias de atuação no mercado.

Em parceria com o Sebrae e Senai, a programação inclui oficina Estratégias de Vendas (empresas B2B) a partir das 10h às 13h, ministrada por Igor Juaçaba Ary (Elephant Coworking/85 Labs) e de Marketing Digital (empresas B2C), das 14 às 17h, ministrada por Laércio Ferreira (InovAtiva/MDIC e Etene).

 

Fonte: Secitece

,