Bootcamp Inovativa encerra primeira etapa do ciclo 2016.1


Organizado pela Secitece, o evento ocorreu neste sábado no Hubine, com realização de mentorias e oficinas para os participantes

Realizado pela primeira vez em Fortaleza e com organização local da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), o Bootcamp Regional InovAtiva reuniu no último sábado, 18/6, cerca de 60 empreendedores, 19 startups e 17 mentores, no Hubine (Banco do Nordeste).

Durante todo o dia, os empreendedores selecionados na primeira etapa do InovAtiva – programa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), participaram de sessões individuais de mentorias, recebendo orientação para modelagem de seus negócios.

Também foram realizadas oficinas de Estratégias de Vendas (empresas B2B), ministrada por Igor Juaçaba Ary (Elephant Coworking/85 Labs) e de Marketing Digital (empresas B2C),  ministrada por Laércio Ferreira (InovAtiva/MDIC e Etene).

O presidente da Câmara Setorial de TIC/Adece, Márcio Braga, parabenizou a iniciativa da Secitece em trazer o evento para Fortaleza. “Neste sábado tive a felicidade de ter participado como mentor no Bootcamp Inovativa Brasil, um evento nacional e que ocorreu simultaneamente em nove cidades brasileiras. Parabenizo a todos pelo excelente momento de inovação, conhecimento, empreendedorismo e networking, momento de rever e fazer novos amigos”, comentou em sua página no Facebook.

Para Gabriella Purcaru, colaboradora da Secitece responsável pela organização do evento “são a partir de iniciativas como essas que vamos juntos transformando o Ceará”.

O evento, que marcou o final da primeira etapa do ciclo 2016.1 do InovAtiva, foi encerrado pelo secretário adjunto da Secitece, Francisco Carvalho. O presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda, também visitou o local.

Estão abertas as inscrições para o programa que é considerado o maior em aceleração de startups do país – o InovAtiva Brasil. Startups de todo o país e de qualquer setor da economia podem concorrer a uma das 300 vagas para o programa que proporciona capacitação, mentoria e conexão aos selecionados. Os interessados têm até o dia 27 de junho para submeter inscrições, somente pelo site do programa.

Criado em 2013 pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o InovAtiva Brasil é um programa que auxilia e orienta empreendedores iniciantes com uma boa tecnologia mas pouco conhecimento de negócio, oferecendo capacitação e mentoria para o estabelecimento de novos negócios inovadores. O InovAtiva é executado pela Fundação CERTI e tem como parceiros estratégicos o SEBRAE e o SENAI. No Ceará, conta com o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

De acordo com o ministro Marcos Pereira, o InovAtiva Brasil é uma política pública robusta que tem potencial para elevar consideravelmente o número de empresas brasileiras inovadoras e competitivas no mercado global no longo prazo. “Esse é o quarto ano do programa e já são diversos os casos de sucesso das startups participantes, inclusive com algumas abrindo mercado no exterior”, afirmou.

Inscrições abertas para o Ciclo 2

Estão abertas até 27 de junho, as inscrições para o segundo Ciclo de Aceleração do InovAtiva, que vai selecionar 300 startups. Podem submeter projetos startups ou pessoas físicas que tenham negócios inovadores e que não tenha recebido investimento em participação de terceiros (investidor anjo, fundo de investimento) acima de R$ 500 mil.

Mais informações: www.inovativabrasil.com.br

 

,