Fortaleza poderá sediar Imagine Cup 2017


O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, recebeu na manhã desta quarta-feira, 4 de maio, o coordenador nacional dos Centros de Inovação da Microsoft (MIC), Rodrigo Dias, e o superintendente do Instituto Atlântico, Francisco Moreto.

Em pauta, a realização da próxima edição brasileira da Imagine Cup, maior copa de tecnologia do Brasil promovida pela Microsoft. A expectativa é trazer a 15ª edição do evento no Brasil, a ser realizada em abril de 2017, para Fortaleza. A final mundial acontece no mês de julho, em Seattle (EUA).

Imagine Cup é uma competição e um programa de tecnologia para estudante global que fornece oportunidades para os estudantes de todas as disciplinas se agruparem e utilizarem sua criatividade, paixão e conhecimento da tecnologia para criar aplicativos, jogos e integra soluções que podem mudar a forma como vivemos, trabalhamos e jogamos.

A aposta cearense

Para garantir a candidatura cearense como sede do evento,  Inácio apresentou algumas das ações promovidas pela Secitece para o fortalecimento do setor de TIC e inovação, destacando o cenário favorável que o Ceará apresenta na área.

“Temos hoje 4 mil estudantes de graduação na área de TI distribuídos em diversas universidades e faculdades por todo o Estado, mas ainda somos exportadores de inteligência”, afirmou o secretário.

“Para construirmos uma base forte, o Governo vem investindo na educação superior pública – federal e estadual, e mesmo na privada por meio do Fies e Prouni. Contamos com 136 escolas de Educação Profissional, além de projetos como o Corredores Digitais e a Universidade do Trabalho Digital”, apontou.

Esse ambiente favorável ao desenvolvimento científico e tecnológico, tem ganhado ainda mais força com a formalização de parcerias entre a Secitece e grandes empresas tecnológicas, a exemplo da Google e da Dell e, agora, da Microsoft.

Uma visita à presidente da Microsoft Brasil, Paula Bellizia, em São Paulo, está prevista para o próximo dia 20, para formalizar o pleito e apresentar oficialmente a candidatura cearense.

Novas parcerias

Diversas possibilidades de parcerias foram apresentadas. Uma delas, é o acesso aos conteúdos da Academia Virtual da Microsoft (Microsoft Virtual Academy – MVA) para ações do Ceará Pacífico, Universidade do Trabalho Digital (UTD), Corredores Digitais e Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT).

A MVA oferta conteúdos técnicos produzidos por 190 universidades, 90% em português, desenvolvidos por técnicos da Microsoft, realiza testes de conhecimento transmitidos e fornece certificado da Microsoft.

A Microsoft também disponibilizou acesso aos desenvolvedores  aplicativos básicos para a produção de games; ao programa Student to Business (S2B), para capacitação de estudantes e encaminhamento ao mercado; BizSpark, programa mundial da Microsoft para apoiar startups que utilizam tecnologia da empresa.

A empresa também deverá apoiar na mentoria do Inovativa, juntamente com o grupo M Dias Branco, Edson Queiroz e Pague Menos.

Participaram da reunião, o secretário adjunto Francisco Carvalho, o coordenador do MIC do Instituto Atlântico, Cilis Benevides, os coordenadores da Secitece, Sandra Monteiro (COTEC), Cândido BC Neto (CESUP), Adeline Lobão (ADINS), dentre outros colaboradores.

Fonte: Secitece

,