Palestra de Inácio encerra Jornada da Tecnologia IFCE e Grendene


_mg_9087Com uma palestra sobe o tema “Desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia para Inclusão Social”, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, encerrou, na noite da última quinta-feira (14.05), a I Jornada da Tecnologia IFCE/Grendene, realizada no período de 12 a 14 de abril, no campus do IFCE de Sobral.

Ao lado do reitor Virgilio Augusto Araripe, o secretário Inácio defendeu a importância da parceria entre o setor produtivo e a academia para o desenvolvimento de produtos com tecnologia avançada. “Se a gente seguir nesse caminho, poderemos ir quebrando as barreiras que existem. Não é uma tarefa fácil, mas temos capacidade e inteligência para isso. Precisamos que a indústria e a academia se voltem para um projeto mais ousado de desenvolvimento do País. Temos que ter qualidade e inovação permanente”, ressaltou.

O encerramento da I Jornada de Tecnologia IFCE/Grandene aconteceu no auditório do Centro de Educação a Distância (CED), reunindo centenas de estudantes do campus de Sobral. Com o tema central “Como alavancar resultados na Era da Indústria 4.0”, a programação da jornada incluiu palestras, minicursos, visitas técnicas e uma feira de inovação, com expositores de grandes empresas como Siemens, Motoman, Weg, Omron, Smc Pneumática e GE.

Ainda em sua fala, o secretário Inácio Arruda lembrou que as instituições de ensino precisam formar profissionais com espírito empreendedor, um caminho para superar o atual cenário de dependência de exportações de máquinas e equipamentos . “Os jovens podem desenvolver tecnologia e repassar para as empresas”, exemplificou o palestrante. A jornada teve como objetivo disseminar tendências e novas tecnologias do ambiente industrial para profissionais, estudantes e professores da região.

O reitor do IFCE, Virgílio Araripe, falou sobre a importância desse tipo de evento, que aproxima o IFCE da indústria. “Esses dias de convivência, em que todos estavam trocando ideias, serviu como uma grande aula prática para os nossos alunos”, comentou. O diretor-geral do campus de Sobral, Eliano Pessoa, também comemorou o sucesso do evento. “Foram momentos de muito aprendizado. O sentimento é de que vamos ter de fazer uma segunda jornada muito maior e melhor. Vêm muitas novidades por aí”, adiantou.

O diretor da Grendene em Sobral, Nelson Rossi, também citou o entusiasmo com o evento. “Foram dias brilhantes, de construção. Jovens que buscam conhecimento, estudo, podem transformar a realidade, o mundo”.

O evento contou com a correalização da Prefeitura de Sobral e do Centro de Educação a Distância (CED). No encerramento participaram o pró-reitor de Ensino do IFCE, Reuber Saraiva; a secretária de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Sobral, Daniela Costa; e o diretor do CED, Herbert Lima.


Com informações da Assessoria de Comunicação do IFCE – Campus Sobral

,