Cinturão Digital chegará em Paracuru


_mg_3482O prefeito do município de Paracuru, a 89 quilômetros de Fortaleza, Sidney Gomes participou de reunião com o secretário Inácio Arruda, nesta segunda-feira, 25 de abril, na Secitece, para tratar das conquistas na área de Ciência, Tecnologia e Educação Superior para a população paracuruense. O médico João Ananias, ex-deputado federal, também esteve presente.

O Cinturão Digital, iniciativa do Governo do Estado que leva internet banda larga aos municípios cearenses, deverá chegar ao município em breve. A expectativa é de que seja implantado até junho de 2016. Segundo o prefeito, Sidney Gomes, os recursos para a implantação já estão garantidos. “O acesso à Internet é hoje o sonho de toda a juventude. Com a chegada do Cinturão iremos levar a Internet às praças, aos prédios públicos, de modo a permitir o acesso de todos”, revela. Hoje, Paracuru tem 35 mil habitantes, sendo cerca de 40% jovens.

Por meio do Cinturão, o Governo do Estado tem melhorado a qualidade da conexão, então dependente unicamente das operadoras, e reduzido os custos com telecomunicações em torno de 30%. De acordo com estimativas da Etice cerca de 1,5 milhão de usuários são atendidos pelo CDC, direta ou indiretamente, dispondo de uma internet rápida e atual.

IFCE em Paracuru

As obras do campus do IFCE em Paracuru também estão em fase de conclusão. Com previsão de inauguração ainda no primeiro semestre de 2016, o equipamento terá um bloco administrativo, bloco didático com 10 salas de aula e 10 laboratórios, uma biblioteca, um auditório, uma cantina e uma praça de convivência. A área total a ser construída é de 4.200 m² e os investimentos já somam 7,5 milhões.

O IFCE oferecerá cursos técnicos nas áreas de Dança, Música, Computação Gráfica, Redes de Computadores, Mecatrônica, Sistema de Energia Renováveis, Meio Ambiente e Biotecnologia. Já os cursos superiores serão Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Mecatrônica Industrial, Gestão Ambiental, Ciências Biológicas e Produção Cultural. A escolha dos cursos foi feita pela comunidade em Audiência Pública realizada em janeiro.

 

Fonte: Secitece

 

,