Sistema Secitece estabelece metas para Ciência e Tecnologia do Ceará


reuniao_servidores1Colaboradores do Sistema Secitece reuniram-se na manhã desta quinta-feira, 28 de janeiro, no auditório da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior para avaliarem o primeiro ano de gestão e planejarem a atuação em 2016. A tônica do encontro foi a integração entre as instituições que compõem o sistema que além da Secitece conta com a atuação direta de suas vinculadas: Uece, UVA, Urca, Nutec, Funcap e Instituto Centec.

O secretário Inácio Arruda, lembrou que as dificuldades enfrentadas em 2015 a partir da crise política e econômica que afeta o País deverão se manter em 2016. Apesar do cenário, o secretário lembrou que “os esforços empreendidos por toda a equipe ajudaram a superar o período de crise”. A reunião também serviu para discutir as principais questões de 2016.

Dentre as principais metas para este ano, a implantação do Parque Tecnológico do Ceará, com recursos aprovados pelo Banco Mundial de cerca de R$ 2 milhões para o estudo de implantação e elaboração do projeto arquitetônico do Parque. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação também já garantiu novos recursos para financiar o empreendimento.

Outra meta importante será a ampliação das discussões no Plano de Ciência e Tecnologia e a utilização do FIT – Fundo de Inovação Tecnológica do Ceará, envolvendo também o interior do Estado. Na área de Energias Renováveis, a meta é conseguir R$ 3,6 milhões para implantação de uma planta fotovoltaica sobre o Centro de Treinamento Técnico do Ceará, com retorno financeiro para o Estado.

,