Secretários de CT&I participam de videoconferência


_MG_5376 (1)O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, e o secretário Adjunto, Francisco Carvalho, participaram de videoconferencia promovida pelo Consecti – Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Ciência, Tecnologia e Informação, na tarde desta quarta-feira (18.11). Na pauta, um balanço das atividades do Sistema Nacional de CT&I e a ampliação da Rede Nacional de Pesquisa. Participaram da videoconferencia, coordenada pela presidente do Consecti, Francilene Garcia, além dos secretários estaduais, a Secretária Executiva do MCTI, Emilia Curi, e o diretor presidente da Rede Nacional de Pesquisa, Nelson Simões.

Emilia Curi falou sobre o orçamento do ministério para 2016, que será menor que o de 2015, informando que o MCTI está destinando entre quatro a cinco milhões de reais para a ampliação da Rede Nacional de Pesquisa. Emilia explicou que 2016 será um ano difícil, pedindo para que os secretários trabalhassem junto aos parlamentares de seus Estados para que apresentem emendas parlamentares e individuais para o setor C&T no orçamento de 2016.

O Secretário Inácio Arruda lembrou a importância dos bancos regionais, como Banco do Nordeste, o Banco da Amazonia e o Banco do Sul, que têm fundos próprios e podem ajudar em projetos de Ciência e Tecnologia. Informou que o Ceará está ampliando o Cinturão Digital, interligando mais 26 cidades e que tem 110 escolas técnicas estaduais, equipadas com laboratórios, que podem também ser ligadas com a Rede Nacional de Pesquisa. “É importante fazemos um trabalho combinado entre os estados, o ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o ministério das Comunicações”. No final ficou acertado que a próxima reunião do Consecti acontecerá em Brasília, na sede do MCTI.

 Fonte: Secitece

,