Pague Menos instala minigeradora de energia solar e reduz gastos na conta de luz


_mg_5332As farmácias Pague Menos inauguraram seu primeiro parque gerador de energia solar no Centro de Distribuição da rede, em Fortaleza. O Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, esteve presente a solenidade de inauguração dessa minigeradora de energia, que suprirá 30% do consumo de energia mensal da unidade. Com a instalação das placas fotovoltaicas, a rede de farmácia terá uma economia de R$ 30 mil ao ano, cerca de R$ 1,5 milhão no final de 20 anos, prazo total do contrato com a empresa Helio Energias Renováveis.

“Esta iniciativa contempla um dos tripés das Famárcia Pague Menos, que é o da inovação”, disse o presidente Francisco Deusimar de Queirós. “Estamos sempre na vanguarda e em busca das melhores práticas, seja no desenvolvimento humano, no respeito a cidadania e em ações de sustentabilidade com o uso de fontes renováveis”, completa. O Sistema utiliza 588 placas fotovoltaicas, ocupando 988 m² instalados na cobertura do Centro de Distribuição, estratagicamente dispostas para receber maior incidência solar ao longo do dia, aproveitando, assim, sua capacidade máxima de produção.

O secretário Inácio Arruda parabenizou Deuzimar Queiroz pela iniciativa, lembrando que essas minigeradoras de energia solar ajudam a humanidade porque colaboraram com a redução da emissão de carbono no planeta, economizam energia, diminuem o custo da produção, que vai finalizar no barateamento do produto. Disse também que ele é um exemplo a ser seguido por todos os empresários cearenses. “Temos muito sol e muito vento para gerar energia para todos”, finalizou.

 

Fonte: Secitece

,