Secitece apresenta ações para o Programa Ceará Pacífico


_mg_0848 (1)Propor ações em ciência e tecnologia que contribuam com o Programa Ceará Pacifico foi um dos objetivos da reunião realizada na tarde desta quarta-feira (07.10) entre os representantes do Sistema Secitece com a vice-Governadora Isolda Cela, coordenadora do projeto, que inicialmente vai atender a população do bairro Vicente Pinzón. O secretário Inácio Arruda destacou o trabalho das universidades, tanto na área de pesquisa como de arte e cultura (música, cinema, esporte). Propôs também, com a participação do Centec, a utilização do CVT das Docas para a oferta de cursos de interesse da comunidade do Servi-Luz.

Inácio propôs também a implantação do Programa de Educação a Distância para Pessoas com Deficiências e em Situação de Vulnerabilidade Social, que está sendo firmado em parceria com a Dell do Brasil. Através da metotdologia de ensino b-leaming (semi-presencial), com certificado da UECE, serão ofertadas 300 bolsas de estudo em desenvolvimento de solfware, desenvolvimento profissional e empreendendorismo para pessoas com deficiências físicas, auditiva e baixa visão. “A população precisa sentir que a nosso trabalho é consistente”, disse o secretário, acrescentando que não basta oferecer o produto. “É preciso saber o que eles querem”.

Para o presidente da Funcap, Francisco César de Sá Barreto, todo este tipo de ação precisa ser realizada em parceria com a comunidade. “Educação deveria ser sinônimo de cidadania”, disse, dai a importância de levar o conceito de cidadania a jovens e adultos. Já o secretário Adjunto da Secitece, Francisco Carvalho, explicou que a secretaria da Ciência e Tecnologia é muito transversal, atua na área da pesquisa de TI, da saúde, desenvolvimento até a cultura. E lembrou a importância do programa Corredores Digitais, que é de fácil aplicação e de resultado a curto prazo.

A vice-governadora Isolda Cela explicou que a coordenação do projeto trabalha como um espaço catalisador das ações do programa Ceará Pacífico, que a sua grande pretensão é ver a sociedade integrada ao programa e que o principal objetivo é desenvolver políticas de prevenção a violência.

Participaram da reunião, além da vice-governador Isolda Cela, o Secretário Inácio Arruda, o secretário adjunto da Secitce, Francisco Carvalho, o presidente da Funcap, Francisco César de Sá Barreto, o presidente do Centec, Francisco Viana, o presidente da Citinova, Tarcísio Pequeno, o Vice Reitor da UECE, Hidelbrando dos Santos Soares, a vice reitora da UVA, Izabelle Mont’ Alverne, além de professores e técnicos de todos esses órgão.

,