Secitece e sindicatos discutem reivindicações das universidades estaduais


dsc_00019Representantes dos Sindicatos dos Docentes da Universidade Estadual do Ceará (Sinduece), da Universidade Regional do Cariri (Sindurca) e da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Sindiuva), além do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes – SN) estiveram na sede da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior na manhã da última quarta-feira (26/8), com o objetivo de dar encaminhamento às reivindicações específicas e comuns às três instituições.

O encontro tratou das publicações de estágios probatórios, dedicações exclusivas e dos processos de ascensão e promoção. Os concursos em andamento e novos certames também foram discutidos na reunião. Entre as pautas específicas de cada universidade, destaque para pedido de autorizações de verba para construção e aquisição de equipamentos e mobiliário destinados à Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi/Uece) e à Residência Universitária da UVA.

O secretário da Secitece, Inácio Arruda, se comprometeu a consultar o andamento das pautas junto à Secretaria do Planejamento e Procuradoria Geral do Estado. Sobre a realização de novos concursos, Inácio solicitou para cada instituição um levantamento da demanda para apresentação à Seplag.

Autonomia nas universidades

Outro ponto abordado durante a reunião foi a Lei de Autonomia para as universidades estaduais do Ceará. “Esta é uma discussão que precisa envolver as três instituições. O processo deve ser unificado e pode ser iniciado com uma mobilização de toda a comunidade acadêmica”, afirmou Inácio, lembrando que dentro do plano de governo estadual já consta a proposta do debate de uma Lei específica para regulamentação da autonomia financeira, acadêmica e de gestão universitária da Uece, Urca e UVA.

O encontro teve a participação do secretário dos Movimentos Sociais do Governo do Estado, Acrísio Sena. Pela Secitece, além do secretário Inácio Arruda, estiveram presentes o secretário executivo, Gilvan Paiva; o coordenador de Educação Superior, Cândido B.C. Neto e a coordenadora da Assessora Jurídica, Juliana Morais.

 

Fonte: Secitece

,