Reunião do Conselho Nacional de Pós-Graduandos deverá acontecer em Fortaleza


_mg_8236A presidente da Associação Nacional dos Pós-Graduandos – ANPG, Tamara Naiz, esteve na manhã desta segunda-feira (31.08), com o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda. Ela pediu apoio para a realização da reunião do Conselho Nacional de Pós Graduando – CONAP, que deverá acontecer em Fortaleza, no período de 22 a 25 de outubro, reunindo cerca de 200 pessoas, durante a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia.

O CONAP é um fórum deliberativo que deverá discutir, nesta reunião, temas como mais direitos para os pós-graduandos, melhores condições de pesquisa e a defesa da democracia brasileira. “Hoje no Brasil, 90% das pesquisas são feitas por pós-graduandos, que não recebem nenhum direito, como por exemplo a assistência estudantil”, explicou Tamara Naiz.

Durante a reunião, Tamara Naiz informou que os pós-graduandos brasileiros têm exercido papel fundamental na qualificação profissional e na produção de bens e serviços através de suas pesquisas. Mas são muitos os obstáculos que dificultam a permanência e conclusão de seus cursos de formação. “Apesar dos muitos enfrentamentos, não alcançamos ainda a valorização permanente das bolsas de pesquisa e não estamos incluídos ainda na distribuição dos recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil”.

O secretário Inácio Arruda se comprometeu em ajudar na realização da reunião do Conselho, através da Funcap. Vai também pedir o apoio da Casa Civil do Governo do Estado e da Universidade Estadual do Ceará – UECE, um dos possíveis locais onde poderá ser realizado o evento. Participaram da reunião Camila Silveira, coordenadora Especial de Públicas para as Mulheres, Andréa Oliveira, Sandra Monteiro e BC Neto, da Secitece.

ANPG

A Associação Nacional de Pós-Graduandos é uma entidade que representa todos os estudantes de pós-graduação stricto e lato sensu do País. A defesa de uma ciência a serviço do Brasil, dos direitos dos pós-graduandos e no avanço da pesquisa brasileira são algumas das batalhas travadas pela ANPG desde a sua fundação.

 

Fonte: Secitece

,