Inácio apresenta CTTC aos empresários do Pecém


_mg_8514O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, apresentou na manhã desta quinta-feira (03.09), as instalações do CTTC – Centro de Treinamento do Trabalhador Cearense aos empresários do CIPP – Complexo Industrial e Portuário do Pecém. O CTTC é uma estrutura avançada, idealizada para promover capacitação profissional de excelência em áreas estratégicas do Estado e já está pronto para funcionar. Fica localizado no entroncamento das rodovias CE 085 (Estruturante) e CE 422, no município de Caucaia, devemdo possibilitar a formação de cerca de 1,2 mil pessoas por ano nas áreas de Eletromecânica, Metalmecânica, Construção Civil e Petroquímica através de cursos rápidos e também de nível técnico, com duração de dois a três anos.

A reunião desta manhã teve como objetivo principal dialogar com as empresas já instaladas no Pecém e alinhar a oferta de qualificação de pessoas à demanda de profissionais exigida pelos empresários, dando à população mais oportunidades para inserção no mercado de trabalho. A ideia é capacitar trabalhadores das cidades de São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Paracuru, Maracanaú, Maranguape, Paraipaba, Pentecoste, Fortaleza e demais municípios do entorno. Participaram da reunião o reitor do Instituto Federal do Ceará, Virgílio Araripe,o presidente do Senai, Paulo André Holanda, diretores da Companhia Siderurgica do Pecém – CSP, representantes da Eneva, Presidente da Associação das Empresas do Complexo Portuario do Pecém – CIPP, Fernando Moura, professores e diretores do IFCE, o secretário Executivo da Secitece, Gilvan Paiva, e diretores da Secretaria.

Durante a reunião, os empresários ressaltaram a enorme demanda de mão-de-obra qualificada, solicitaram a criação de cursos que atendam as reais necessidades das insdústrias, calibrando oferta à demanda. Falaram também da necessidade de colocar na grade do CTTC não somente cursos técnicos, mas incluir disciplinas de ética, liderança, cidadania e qualificação e capacitação de empreenddorismo.

“As pessoas formadas no novo centro estarão aptas para atuar nos diversos setores existentes no Pecém”, disse o secretário inácio Arruda, ressaltano que o CTTC vai atuar em parceria com as empresas, numa experiência inovadora. E propôs a criação de um conselho consultivo para aperfeiçoar a gestão do equipamento, com a participação do IFCE, Senai, indústrias e Centec, “Desejamos que este equipamento seja uma alavanca para as indústrias e para o desenvolvimento do Ceará”, disse o reitor Virgílio Araripe.

Investimentos

Para o funcionamento do CTTC, foram investidos recursos da ordem de R$ 33.742.623,54 em obras e equipamentos. O montante veio do tesouro estadual e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O novo centro conta com uma área total de 9,1 mil m² e uma área projetada total de 16 mil m², contemplando as áreas administrativas e de ensino, cozinha semi-industrial, três laboratórios e um auditório com capacidade para 275 pessoas.

 

Fonte: Secitece

,