Energias renováveis: o setor capaz de enfrentar a crise econômica


_mg_9328Os principais projetos da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior foram apresentados hoje (21.09), pelo secretario Inácio Arruda, aos diretores e associados do Sindienergia, durante almoço, na sede da Federação das Insdústrias do Estado do Ceará – FIEC.

O setor de energias renováveis foi o mais destacado, considerado pelo secretário como o segmento capaz de alavancar a economia e de enfrentar a crise econômica. “Com esta visão, o governador Camilo Santana criou uma subsecretaria de energia, que vai trazer um grande impacto para o setor, além de estar elaborando o Plano Estadual de Energia, que deverá ser o primeiro do Brasil”, informou.

Inácio lembrou também que um dos grandes problemas causados pela estiagem prolongada são as despesas com energia. “Quanto é gasto com bombeamento de poços e de outros equipamentos para levar a água ao consumidor? Precisamos trabalhar com energias renováveis, como a eólica e a solar. É um campo que temos que entrar, uma oportunidade enorme de negócios e mais uma forma de enfrentar a crise”.

Entre os projetos sugeridos pelo secretário está o que trata da utilização de painéis solares sobre a superfície do Canal da Integração. “Vai proteger o canal, diminuir a evaporação e gerar energia para região”. Outro local que poderá receber as placas solares para geração de energia sustentável é o Centro de Treinamento Técnico do Ceará – CTTC, localizado no Pecém.

Lixo urbano

O professor Paulo Neiva, do Nutec, falou sobre os principais projetos da entidade, que é vinculada a Secitece. Um dos temas foi a obtenção de biocombustíveis a partir do lixo urbano. A proposta é implantar uma refinaria de biomassas dando continuidade às atividades que já vêm sendo desenvolvidas pelo laboratório debiocombustíveis do Nutec.

 

Fonte: Secitece

,