Painel “Estratégias e Oportunidades” finaliza programação do Seminário +TICeará


_mg_7432Fechando os debates ocorridos dentro da programação do Seminário +TICeará, o painel Estratégias e Oportunidades discutiu quais caminhos o setor estadual poderá trilhar para ter melhor aproveitamento de suas potencialidades.

Participaram do painel o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda; a coordenadora do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Ceará, Ana Luíza Bessa de Paula Barros, atuando como moderadora; o gerente de Negócios Sustentáveis da Companhia Siderúrgica do Pecém, Erasmo Pereira; o superintendente de TI da Unimed Fortaleza, Fabrício Diógenes; o presidente da Lanlink, Charles Boris; o superintendente do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste, Francisco José Bezerra; e o diretor do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação da Universidade de Fortaleza,Antonio Roosevelt Chaves.

Os painelistas apresentaram o histórico de suas instituições e as maiores dificuldades e oportunidades vivenciadas por cada uma dentro da área de TIC. Entre os temas abordados, destaque para a questão do financiamento público e a necessidade do fortalecimento do ecossistema estadual através, por exemplo, da preferência na aquisição de produtos/serviços desenvolvidos por empresas cearenses.

Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda, o saldo do Seminário foi positivo. “O evento mostrou que possuímos gente capaz de tocar o setor. Temos é que alavancar os negócios para que a TIC se desenvolva mais, seja articulando entre os atores ou preparando o Ceará para ampliar as oportunidades que vêm de fora. Importante também utilizar nossas universidades e fazer uma liga com o mercado”.

Cerca de 500 pessoas participaram do Seminário +TICeará: Conhecimento, Oportunidades e Desenvolvimento, que foi uma realização da Secitece, SDE, Câmara Setorial de TIC da Adece, Citinova, Etice e Fecomércio. Durante todo o evento, foram discutidos temas que ajudarão na formulação das propostas para um programa unificado de ações com vistas ao desenvolvimento do setor no Estado.

Fonte: Secitece

,