Integração do setor de Tecnologia da Informação marca discursos de abertura do Seminário +TICeará


_mg_7272 1“É necessária uma ação conjugada entre governo, empresas e universidades com vistas ao alcance de um modelo que desenvolva, de forma plena, o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ceará”. O pronunciamento é do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, feito durante a abertura do Seminário +TICeará – Conhecimento, Oportunidades e Desenvolvimento, na manhã desta segunda-feira, 24 de agosto, na Assembleia Legislativa.
A solenidade de abertura contou com nomes de grande representatividade para o setor, além de autoridades, empresários e comunidade acadêmica, em um auditório com cerca de 500 pessoas. O deputado estadual Carlos Felipe, presidente da Comissão de C&T da Assembleia, enfatizou que é preciso mais que o avanço da TIC: é necessário torná-la acessível a todos os cearenses. O parlamentar reconheceu ainda a grande contribuição que o Governo do Estado tem dado para o desenvolvimento deste setor.

Já o presidente da Comissão de C&T da Prefeitura de Fortaleza, vereador Evaldo Lima, destacou a importância do “debate qualificado” que marcará a realização do evento, colocando a Câmara à disposição para colocar em práticas as propostas advindas do Seminário.

O secretário-adjunto da SDE, Cláudio Lima, destacou a necessidade de um trabalho conjunto entre diversos atores da cadeia de TIC. “Estamos no estágio em que a Ciência e a Tecnologia são dominantes no processo de desenvolvimento. Por isso, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior vão trabalhar cada vez mais juntas, porque é esse é o caminho para alcançarmos o desenvolvimento econômico e social”.

O secretário Inácio Arruda enfatizou que o Ceará já possui uma base para o setor, mas que ainda precisa ser melhorado. “A TIC está agarrada com o desenvolvimento. Queremos criar o melhor ambiente para a TIC e quem ajuda nisso são as empresas, o governo e as universidades. Vamos tratar bem as nossas empresas e também acolher bem as que vêm de fora. Não há nenhuma grande empresa que não esteja olhando para o Ceará!”, frisou o secretário.

Há no Estado cerca de mil empresas dedicadas exclusivamente à TIC com bom rendimento. Destas, 10 já faturam mais de R$ 500 milhões. Mesmo assim, há muitos entraves que barram o desenvolvimento da área no Estado e que serão discutidos no evento. A ideia é formalizar um programa unificado e integrado de ações e políticas públicas de TIC para o Ceará.

Estiveram presentes na abertura do Seminário +TICeará o reitor da Universidade Estadual do Ceará, Jackson Sampaio, representando no ato os reitores das universidades cearenses; Robson Castro, secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Fortaleza; Adalberto de Paula Pessoa, Presidente da Empresa de Tecnologia de Informação do Ceará (Etice), Tarcísio Pequeno, Presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Fortaleza (Citinova); Francisco Magalhães, presidente da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará; Márcio Braga, presidente da Câmara Setorial de TIC da Agência de Desenvolvimento do Ceará; e Maurício Brito, presidente da Assespro/Seitac. O Coral e a Camerata da Escola Estadual de Educação Profissional Presidente Roosevelt reproduziram diversos clássicos da música nacional e internacional durante o início do evento.

Painel “Políticas Públicas em TIC”

Os incentivos e os impactos das políticas públicas em Tecnologia da Informação e Comunicação foram debatidos durante o Seminário +TICeará: Conhecimento, Oportunidades e Desenvolvimento. O assunto fez parte do primeiro painel com início às 10h30 e, entre os palestrantes, estavam o diretor do CTI Renato Archer, Victor Mammana e o representante da Angola Cables – empresa líder em circuitos de voz e dados por cabos submarinos de fibra óptica – Antonio Nunes. Moderou o debate o secretário Inácio Arruda.

Os painéis seguintes discorrerão sobre Inovação e Desenvolvimento (14 horas) e Estratégias e Oportunidades (16 horas). Instituições como M.Dias Branco, Pague Menos, Secrel, Universidade Federal do Ceará, Instituto Federal do Ceará, Universidade de Fortaleza, Banco do Nordeste, Companhia Siderúrgica do Pecém, Unimed Fortaleza e Lanlink participarão das discussões sobre as potencialidades para o setor com foco em inovação, capital humano e políticas de fomento e incentivo.

Realização

O Seminário +TICeará: Conhecimento, Oportunidades e Desenvolvimento é uma realização da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), Câmara Setorial de TIC da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio).

 

Fonte: Secitece

,