Inácio conhece projetos de TI desenvolvidos por pesquisadores da Cagece


_MG_4717Desenvolvimento da planta e processos de tratamento de efluentes industriais; unidade de processamento de areia e lodo, oriundo de estações de tratamento de esgoto; unidade de produção de biocombustíveis a partir de resíduos de tratamento de esgoto; despoluição da orla de Fortaleza são alguns dos 99 projetos de pesquisa e inovação, que estão sendo desenvolvidos por uma equipe de 15 pesquisadores da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece. O secretário da Ciência. Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, esteve na sede da companhia para conhecer os projetos e colocar a Secitece a disposição para parcerias futuras nesta área de inovação tecnológica.

O secretário Inácio Arruda e o secretário Executivo da Secitece, Gilvan Paiva, foram recebidos pelo presidente da Cagece, Neurisangelo Freitas, e pelos diretores de Operações, Joseneto Araújo, e de Engenharia, José Carlos Lima Asfor; pelos Superintendentes de Sustentabilidade, Ronner Braga Gondim e de Planejamento, Abigail Lino, e pelo pesquisador Silvano Porto Pereira.

Inácio explicou que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação está procurando projetos de reuso de água. Está acionando os estados brasileiros para se unirem às companhias de água e esgoto neste trabalho. Inácio se colocou a disposição da gerência para contribuir com a Cagece nesta área de TI. Ele aproveitou também para convidar a diretoria, técnicos e e pesquisadores para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece em outubro e para o Seminário +TICeará, marcado para o inicio de setembro. Por fim propôs que a Secitece seja o elo de ligação entre a Cagece e o MCTI para parcerias em futuros projetos.

 

,